Buscar

4 O grau de hidratação da camada córnea depende do equilíbrio entre o fornecimento e a perda de água pela evaporação. Sobre essa questão, marque a ...

4 O grau de hidratação da camada córnea depende do equilíbrio entre o fornecimento e a perda de água pela evaporação. Sobre essa questão, marque a alternativa que completa corretamente o texto:
"A camada córnea forma uma barreira eficiente em relação à proteção da pele contra a entrada de patógenos, substâncias nocivas e perda de água. Essa barreira é formada pelos corneócitos, que se tornam muito coesos pela presença das _______________. Têm fundamental importância as substâncias lipídicas como ______________e os componentes do___________. Além disso, a função das _________________ são fundamentais para manter o aporte de água para as camadas mais superficiais de epiderme.
B. lamelas/ceramidas/manto hidrolipídico/glicosaminoglicanas.

Essa pergunta também está no material:

Fármacos e hiperpigmentação DESAFIO
3 pág.

Síntese de Fármacos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: lamelas/ceramidas/manto hidrolipídico/glicosaminoglicanas. As lamelas são estruturas lipídicas que se organizam em camadas e são responsáveis pela coesão dos corneócitos. As ceramidas são um tipo de lipídio que ajuda a manter a integridade da barreira cutânea. O manto hidrolipídico é uma mistura de lipídios e secreções glandulares que ajuda a proteger a pele contra a perda de água. As glicosaminoglicanas são moléculas que ajudam a manter a hidratação da pele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais