Buscar

José Mendes foi contratado como empregado rural por uma empresa de pequeno porte, localizada em um município de 30.000 habitantes, na zona rural, e...

José Mendes foi contratado como empregado rural por uma empresa de pequeno porte, localizada em um município de 30.000 habitantes, na zona rural, e que beneficiava e distribuía ovos para as escolas do município. José dirigia o caminhão da empresa coletando os ovos das granjas da fazenda levando-os até ao departamento da empresa, onde seriam embalados adequadamente e entregues. Todavia, em um dia, José Mendes foi demitido sem justa causa e acabou ingressando com uma ação trabalhista, pleiteando o seu enquadramento funcional como motorista e não como empregado rural, pois a sua atividade não seria rural. Com base na situação hipotética descrita, é correto o que se afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:


Não assiste razão a José Mendes, pois é considerado trabalhador rural o motorista que, trabalhando no âmbito de empresa cuja atividade é preponderantemente rural, não enfrenta o trânsito de estradas e cidades.


Alternativa 2:


Em verdade não se fala em trabalhador rural nessa situação de José Mendes. Ele deve ser considerado um empregado como qualquer outro.


Alternativa 3:


Não assiste a José Mendes, visto que, desde a admissão, teve conhecimento prévio do trabalho e das condições de trabalho a que se sujeitaria.


Alternativa 4:


Assiste razão a José Mendes, pois trabalhador rural é apenas aquele que exerce funções diretamente no campo.


Alternativa 5:


Assiste razão a José Mendes, visto que, tendo dirigido o caminhão, a função ficou caracterizada como motorista.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a 5: "Assiste razão a José Mendes, visto que, tendo dirigido o caminhão, a função ficou caracterizada como motorista." Isso porque, mesmo que a empresa seja de pequeno porte e esteja localizada na zona rural, a atividade exercida por José Mendes não é considerada rural, mas sim de transporte, o que o enquadra como motorista. Dessa forma, ele tem direito a todos os benefícios e garantias trabalhistas previstos para essa categoria profissional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais