Buscar

A biografia é caracterizada como relato da vida e dos fatos que marcaram a existência de uma pessoa. O excerto antecipa que o livro apresenta quest...

A biografia é caracterizada como relato da vida e dos fatos que marcaram a existência de uma pessoa. O excerto antecipa que o livro apresenta questões singulares, multifacetadas e profundas que envolvem a existência particular de mais de quinhentas e cinquenta personagens e constitui, assim, um inventário de experiências individuais e coletivas. Diante disso, infere-se que a obra é composta também por biografias de negros e negras.
V
a) (V) Ao afirmar que o livro resenhado é um “convite para abrir o coração”, o autor da resenha faz uma ressalva ao sentido da expressão “abrir o coração”, explicando que, no livro em questão, esta é compreendida como “uma forma de agir no mundo”, e não somente como uma prática específica do contexto das relações amorosas. Essa ressalva confere valor à obra resenhada, evidenciando um diferencial dela, que é a conceituação de amor como um posicionamento perante a vida, em vez de reduzi-lo à ideia de amor romântico.
b) (F) Ainda que as ressalvas sejam feitas comumente para emendar um equívoco, não é essa a utilização que ocorre na resenha. Nessa, a ressalva volta-se para esclarecer o uso de uma expressão pelo resenhista e está relacionada a um ponto positivo, e não crítico, do livro.
c) (F) Pelo excerto da resenha, percebe-se que não se trata de uma obra de ficção, mas de um livro que tem por tema o amor, trazendo uma conceituação teórica sobre este. Portanto, não há referência a uma personagem de ficção no texto.
d) (F) No excerto lido, não são mencionadas outras obras da autora, havendo referência somente ao livro Tudo sobre o amor, sobre o qual trata a resenha.
e) (F) Na caracterização da obra feita na resenha, ocorre justamente o contrário: o livro é descrito como uma forma de definir o amor diferente da definição clichê do amor romântico.

Essa pergunta também está no material:

6 Simulado SAS Enem 2021 1 dia(Resolução)
95 pág.

Enem Colegio Nota DezColegio Nota Dez

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) (V) Ao afirmar que o livro resenhado é um “convite para abrir o coração”, o autor da resenha faz uma ressalva ao sentido da expressão “abrir o coração”, explicando que, no livro em questão, esta é compreendida como “uma forma de agir no mundo”, e não somente como uma prática específica do contexto das relações amorosas. Essa ressalva confere valor à obra resenhada, evidenciando um diferencial dela, que é a conceituação de amor como um posicionamento perante a vida, em vez de reduzi-lo à ideia de amor romântico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais