Buscar

Considere que a aceleração centrípeta (a 5 9g), sob a qual foram submetidos os pilotos durante o teste, representa o limite máximo suportado sem qu...

Considere que a aceleração centrípeta (a 5 9g), sob a qual foram submetidos os pilotos durante o teste, representa o limite máximo suportado sem que eles percam a consciência.
Em uma simulação de combate em velocidade escalar máxima, a torre exige que o piloto do Gripen realize uma curva circular de raio 1 000 m para interceptar um alvo. Com base nas suas limitações fisiológicas e nas limitações técnicas do Gripen, o piloto informa à torre que a manobra:
(use g 5 10 m/s2)
a) É executável, mas precisará reduzir a velocidade em 10%.
b) É executável em velocidade máxima.
c) É executável, mas precisará reduzir a velocidade em mais de 50%.
d) É executável sem alteração na velocidade somente se o raio da curva for de 1 500 m.
e) Não é executável para nenhum valor de velocidade.

Essa pergunta também está no material:

Tópicos de Física 1 - Caderno de Estudos-181-183
3 pág.

Física Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para responder a essa pergunta, precisamos utilizar a fórmula da aceleração centrípeta: a = v² / r Onde: a = aceleração centrípeta v = velocidade r = raio da curva Substituindo os valores dados na questão, temos: 59g = 59 x 10 m/s² = 590 m/s² r = 1000 m a = v² / r 590 = v² / 1000 v² = 590 x 1000 v = √(590000) ≈ 768,9 m/s A velocidade máxima do Gripen é de aproximadamente 2.470 km/h, o que equivale a 686,1 m/s. Portanto, a velocidade necessária para realizar a curva é maior do que a velocidade máxima do avião. Logo, a resposta correta é a letra E) Não é executável para nenhum valor de velocidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais