Buscar

Tomando como referência o que foi apresentado no livro-base Teoria e Crítica Literária, assinale a alternativa correta sobre as premissas teóricas ...

Tomando como referência o que foi apresentado no livro-base Teoria e Crítica Literária, assinale a alternativa correta sobre as premissas teóricas que serviram de base ao surgimento do formalismo russo no século XX:
O formalismo russo tomou como base as premissas estabelecidas pelo humanismo.
Comentário: “Podemos entender, então, que no campo dos estudos literários foram o determinismo e sua base positivista que possibilitaram o aparecimento do formalismo como corrente teórico-crítica de grande relevância para o século XX” (livro-base, p. 49).
O formalismo russo tomou como base as premissas estabelecidas pelo humanismo.
Uma das premissas que sustenta o formalismo russo é a discussão a respeito das questões de gênero, especialmente a Queer Theory.
Foi o determinismo com sua orientação positivista que deu a base ao formalismo russo.
Foram os estudos psicanalíticos de Freud que deram a base teórica ao formalismo russo, já que o foco dessa abordagem era a análise da representação do indivíduo em textos literários.
O humanismo forneceu a base teórica ao formalismo russo, pois essa abordagem na crítica literária colocava o ser humano no centro do mundo e, por conseguinte, também nas narrativas literárias.

Essa pergunta também está no material:

teoria e crítica literária
68 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Foi o determinismo com sua orientação positivista que deu a base ao formalismo russo." Comentário: De acordo com o livro-base Teoria e Crítica Literária, o formalismo russo surgiu no século XX e teve como base as premissas estabelecidas pelo determinismo e sua orientação positivista. O formalismo russo se destacou por sua abordagem científica e objetiva da literatura, buscando analisar os elementos formais do texto literário, como a linguagem, a estrutura e os recursos estilísticos, em detrimento do conteúdo e do contexto histórico e social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais