Buscar

Leia o trecho a seguir. Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) envolvem um padrão patológico de comportamentos, em que os pacientes continuam a u...

Leia o trecho a seguir.

Transtornos por Uso de Substâncias (TUS) envolvem um padrão patológico de comportamentos, em que os pacientes continuam a usar uma substância apesar de experimentarem problemas significativos relacionados ao uso. Também pode haver manifestações fisiológicas, incluindo alterações no circuito cerebral (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION., 2014).

Sobre o diagnóstico, segundo o DSM-5, do TUS, analise as afirmativas a seguir.

I — A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período de tempo curto.

II — Desejo persistente ou esforços malsucedidos na tentativa de reduzir ou controlar o uso da substância.

III — Uso recorrente da substância, resultando em fracassos no desempenho de papéis em casa, no trabalho ou na escola.

IV — Uso contínuo da substância, porém, em situações nas quais esse consumo represente riscos à integridade física, há desuso.

É correto o que se afirma em:

a.

II e IV, apenas.

b.

II e III, apenas.

c.

III e IV, apenas.

d.

I e II, apenas.

e.

I e III, apenas.






💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b", II e III, apenas. Justificativa: - A afirmativa I está incorreta, pois o consumo em maiores quantidades ou por um período de tempo curto não é um critério diagnóstico para TUS. - A afirmativa II está correta, pois o desejo persistente ou esforços malsucedidos na tentativa de reduzir ou controlar o uso da substância é um critério diagnóstico para TUS. - A afirmativa III está correta, pois o uso recorrente da substância, resultando em fracassos no desempenho de papéis em casa, no trabalho ou na escola é um critério diagnóstico para TUS. - A afirmativa IV está incorreta, pois o uso contínuo da substância, mesmo em situações nas quais esse consumo represente riscos à integridade física, é um critério diagnóstico para TUS.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais