Buscar

Considere uma paciente feminina, 33 anos, com história de asma na infância, atualmente assintomática respiratória. Apresenta-se em consulta ambulat...

Considere uma paciente feminina, 33 anos, com história de asma na infância, atualmente assintomática respiratória. Apresenta-se em consulta ambulatorial de rotina para avaliação pulmonar. Realizou RX de tórax que não evidenciou alterações, e espirometria com os seguintes dados: VEF1 = 2,87 L (62% previsto) CVF 4,75 (85% do previsto). Realizou prova broncodilatadora com uso de 400 mcg de salbutamol com resposta broncodilatadora significativa, mas sem normalização dos valores espirométricos. Considerando quadro clínico e espirometria, qual a conduta correta?

A Iniciar tratamento com corticoide inalado associado a broncodilatador de curta duração de resgate.
B Solicitar pletismografia (prova de função pulmonar avançada) para melhor avaliação da espirometria e diagnóstico.
C Solicitar realização de tomografia computadorizada de tórax para melhor avaliar possível doença pulmonar intersticial.
D Iniciar tratamento com corticoide oral por cinco dias associado a broncodilatador de longa duração contínuo.
E Solicitar dosagem de IgE para avaliar indicação de omalizumabe, visto que a paciente tem alterações da função pulmonar.

Essa pergunta também está no material:

INTRO A PNEUMO
112 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando o quadro clínico e os resultados da espirometria, a conduta correta seria a alternativa A: iniciar tratamento com corticoide inalado associado a broncodilatador de curta duração de resgate. A paciente apresenta uma história de asma na infância e, embora esteja atualmente assintomática, a espirometria revelou valores abaixo do previsto para o VEF1 e CVF, indicando uma possível obstrução das vias aéreas. A resposta significativa à prova broncodilatadora sugere que a obstrução é reversível, o que é um critério importante para o diagnóstico de asma. O tratamento inicial para a asma é o uso de corticoide inalado associado a broncodilatador de curta duração de resgate, que é eficaz na redução da inflamação das vias aéreas e no alívio dos sintomas. A solicitação de pletismografia ou tomografia computadorizada de tórax pode ser indicada em casos mais complexos ou para avaliar outras possíveis doenças pulmonares, mas não é necessária neste momento. A dosagem de IgE para avaliar a indicação de omalizumabe também não é necessária neste momento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais