Buscar

Pré-escolar, 3 anos, é levado à consulta para supervisão de saúde. É portador de trissomia do cromossoma 21. Faz acompanhamento multiprofissional c...

Pré-escolar, 3 anos, é levado à consulta para supervisão de saúde. É portador de trissomia do cromossoma 21. Faz acompanhamento multiprofissional com boa evolução. Tem quadro atual de cervicalgia ao mobilizar o pescoço lateralmente, episódios de flatulência, desconforto abdominal e diarreia há 2 meses. Exames realizados durante o primeiro ano de vida: ecocardiograma e hemograma normais; dosagem de TSH e T4 livre aos 6 meses e aos 12 meses de vida com resultados normais. Em relação ao monitoramento das comorbidades associadas ao diagnóstico principal do paciente, afirma-se:
I. A possibilidade de subluxação ou de instabilidade atlantoaxial deve ser afastada com exame radiológico da região cervical.
II. Há necessidade de pesquisar doença celíaca com IgA sérica e anti-transglutaminase IgA nesse momento.
III. Como a ocorrência do hipotireoidismo é, predominantemente, da forma congénita, não está indicada a repetição das provas de função tireóidea.
A I.
B III.
C I e II.
D II e III.

Essa pergunta também está no material:

Ortopedia Ped
151 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I e II. Justificativa: I. A possibilidade de subluxação ou de instabilidade atlantoaxial deve ser afastada com exame radiológico da região cervical. A avaliação da coluna cervical é importante em pacientes com trissomia do cromossomo 21, pois há maior risco de instabilidade atlantoaxial, que pode levar a lesões neurológicas graves. II. Há necessidade de pesquisar doença celíaca com IgA sérica e anti-transglutaminase IgA nesse momento. A doença celíaca é mais comum em pacientes com trissomia do cromossomo 21 e pode causar sintomas gastrointestinais, como os apresentados pelo paciente. III. Como a ocorrência do hipotireoidismo é, predominantemente, da forma congênita, não está indicada a repetição das provas de função tireoidiana. O paciente já realizou dosagem de TSH e T4 livre aos 6 meses e aos 12 meses de vida com resultados normais, portanto, não há indicação de repetir os exames.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina