Buscar

Questão 2 Diagnóstico Apresentações Clínicas Tratamento Paciente feminina, 32 anos, procura atendimento médico queixando de palpitações há 60 dias....

Questão 2 Diagnóstico Apresentações Clínicas Tratamento
Paciente feminina, 32 anos, procura atendimento médico queixando de palpitações há 60 dias. Relata que se iniciam em repouso, subitamente, sem relação com esforços físicos ou alterações emocionais. Nega dor torácica, nega dispneia. Nega perda de consciência. Associa as crises de palpitações com cefaleia importante e aumento da pressão arterial. Tem antecedentes de tireoidectomia total com esvaziamento cervical por câncer de tireoide na infância. Exame físico realizado durante uma crise: estável hemodinamicamente, em bom estado geral, sudoreica, corada, hidratada, eupneica, anictérica, acianótica, afebril. Bulhas cardíacas rítmicas, taquicárdicas, sem sopros. Ausculta pulmonar normal. Abdome sem alterações. Cicatriz cervical prévia sem alterações dignas de nota. Ausência de linfonodomegalias atípicas. Pulsos cheios, amplos, simétricos. Ausência de edema de membros inferiores. Foi submetida aos exames abaixo. Assinale a opção terapêutica mais adequada para o caso.

A Devido a estabilidade hemodinâmica e quadro não agudo, o objetivo é controle da frequência cardíaca com alfa-bloqueadores e anticoagulação sistêmica.
B Solicitar marcadores de injúria miocárdica e trombólise.
C Acompanhamento psicoterápico e inibidores da recaptação de serotonina.
D Adrenalectomia esquerda.

Essa pergunta também está no material:

Neoplasias endócrinas múltiplas
23 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pela descrição do caso, a opção terapêutica mais adequada seria a alternativa A: "Devido a estabilidade hemodinâmica e quadro não agudo, o objetivo é controle da frequência cardíaca com alfa-bloqueadores e anticoagulação sistêmica". Isso porque a paciente apresenta palpitações em repouso, sem relação com esforços físicos ou alterações emocionais, associadas a cefaleia importante e aumento da pressão arterial. Além disso, a paciente tem antecedentes de tireoidectomia total com esvaziamento cervical por câncer de tireoide na infância, o que pode estar relacionado ao quadro atual. Dessa forma, o controle da frequência cardíaca com alfa-bloqueadores e anticoagulação sistêmica é uma opção terapêutica adequada para o caso, visando prevenir complicações cardiovasculares.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais