Buscar

Questão 8 Diagnóstico e investigação adicional Apresentação clínica Etiologia Sobre a tireoidite de Hashimoto, é CORRETO afirmar: A A tireoidite d...

Questão 8 Diagnóstico e investigação adicional Apresentação clínica Etiologia
Sobre a tireoidite de Hashimoto, é CORRETO afirmar:

A A tireoidite de Hashimoto deve ter seu diagnóstico confirmado utilizando critérios clínicos e laboratoriais, além da Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF).
B O achado inicial mais frequente da Tireoidite de Hashimoto é um bócio dolorido e difuso, sendo que alguns indivíduos podem exibir apenas um lobo tireoidiano aumentado.
C Eventualmente, o curso é marcado por sintomas de hipertireoidismo, especialmente durante a fase inicial da doença.
D O Anticorpo Antiperoxidase (antiTPO) pode estar positivo em torno de 10% dos casos, sendo um marcador de pouca utilidade na prática.

Essa pergunta também está no material:

Tireóide 1
254 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: O Anticorpo Antiperoxidase (antiTPO) pode estar positivo em torno de 10% dos casos, sendo um marcador de pouca utilidade na prática. A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune que afeta a tireoide, e seu diagnóstico é confirmado por critérios clínicos e laboratoriais, não sendo necessária a realização de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF). O achado inicial mais frequente é um bócio indolor e difuso, e não dolorido. Além disso, a doença é marcada por sintomas de hipotireoidismo, e não de hipertireoidismo. O Anticorpo Antiperoxidase (antiTPO) é positivo em cerca de 90% dos casos e é um marcador útil na prática clínica.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina