Buscar

Joana, 55 anos, vem em consulta queixando-se de dor lombar há 7 dias. A dor se iniciou após um dia agitado, em que ajudou na organização da festa d...

Joana, 55 anos, vem em consulta queixando-se de dor lombar há 7 dias. A dor se iniciou após um dia agitado, em que ajudou na organização da festa de aniversário do seu neto, tendo erguido bastante peso e brincado com as crianças. Já teve dores semelhantes anteriormente, mas sempre tomava um ibuprofeno e a dor resolveu em pouco tempo, mas desta vez não resolveu. Sobre a abordagem da dor lombar na Atenção Primária à Saúde, assinale a alternativa correta.

A Se houver descrição pela paciente de dor que irradia até a região glútea, já é possível confirmar que há associação com radiculopatia.
B Quando a dor piora com a movimentação, além da orientação do uso de antiinflamatórios, a recomendação de repouso absoluto é fundamental.
C Como é uma lombalgia de início recente, a coleta de alguns dados como a presença de febre, o uso crônico de corticoides ou uma história de câncer não é relevante, pois não mudaria a conduta.
D A presença de ideias catastróficas em relação à dor e sintomas de depressão ou pessimismo são chamados de 'sinais de alerta amarelos', sendo fatores de risco para recorrência ou cronicidade que devem ser abordados pelo médico.
E Por ser uma dor de início recente, orientações em relação à mudança de estilo de vida, como perda de peso, atividade física ou o uso de práticas integrativas e complementares (como acupuntura ou yoga) não estão indicadas por não trazerem benefício.

Essa pergunta também está no material:

Doenças da Coluna Vertebral
74 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: A presença de ideias catastróficas em relação à dor e sintomas de depressão ou pessimismo são chamados de 'sinais de alerta amarelos', sendo fatores de risco para recorrência ou cronicidade que devem ser abordados pelo médico. Os sinais de alerta amarelos são fatores de risco para a dor lombar se tornar crônica e devem ser abordados pelo médico. Além disso, é importante coletar dados sobre a presença de febre, uso crônico de corticoides ou história de câncer, pois esses fatores podem influenciar na conduta médica. A recomendação de repouso absoluto não é mais indicada para o tratamento da dor lombar, e orientações em relação à mudança de estilo de vida, como perda de peso, atividade física ou o uso de práticas integrativas e complementares (como acupuntura ou yoga), podem trazer benefícios para o paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais