Buscar

Gilson é um homem de 51 anos, pedreiro, que estava trabalhando em uma obra cortando madeira, quando acidentalmente feriu seu braço esquerdo. Chega ...

Gilson é um homem de 51 anos, pedreiro, que estava trabalhando em uma obra cortando madeira, quando acidentalmente feriu seu braço esquerdo. Chega ao centro de saúde cinco horas após o trauma. Ao exame físico apresenta ferimento perfuro-cortante em membro superior esquerdo, linear, com evidência de tecido subcutâneo e musculatura e com seis centímetros de extensão. A ferida apresentava bastante sujidade no entorno, com presença de pó. Você avalia o prontuário de Gilson e verifica que ele tem mais de três doses da vacina para profilaxia de tétano, sendo a última dose de reforço há 6 anos. Diante do caso, além de realizar anestesia local, limpeza da sujidade e irrigação da ferida com soro fisiológico, a conduta adequada seria:

a) Fechamento primário por meio de sutura, orientar retirada de pontos em 7 a 10 dias e profilaxia de tétano com 1 dose da vacina.
b) Fechamento secundário, cobrindo a ferida com gaze esterilizada com inspeção diária em condições assépticas e profilaxia de tétano com 1 dose de vacina.
c) Fechamento secundário, cobrindo a ferida com gaze esterilizada com inspeção diária em condições assépticas e não é necessário reforço de profilaxia de tétano.
d) Fechamento primário por meio de sutura, orientar retirada de pontos em 7 a 10 dias e não é necessário reforço de profilaxia de tétano.

Essa pergunta também está no material:

59dbf36e-3384-4fd5-946a-06ef69968e28
114 pág.

Medicina Universidade Nove de JulhoUniversidade Nove de Julho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta adequada seria a letra B) Fechamento secundário, cobrindo a ferida com gaze esterilizada com inspeção diária em condições assépticas e profilaxia de tétano com 1 dose de vacina. Isso porque a ferida apresentava bastante sujidade no entorno, com presença de pó, o que aumenta o risco de infecção. Além disso, a ferida apresentava seis centímetros de extensão, o que pode dificultar a cicatrização por meio de sutura. A profilaxia de tétano com uma dose da vacina é necessária, mesmo que Gilson tenha recebido mais de três doses da vacina para profilaxia de tétano, sendo a última dose de reforço há 6 anos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais