Buscar

Imagine que você é um professor do curso de Engenharia Mecânica. No trabalho que um de seus alunos está realizando, faltou um dado muito importante...

Imagine que você é um professor do curso de Engenharia Mecânica. No trabalho que um de seus alunos está realizando, faltou um dado muito importante para a conclusão: o número de peças que uma ferramenta de metal duro é capaz de tornear, que ele não está conseguindo calcular. 

Demonstre a ele como é possível obter esse valor a partir do gráfico das curvas de desgastes dessa ferramenta.



​​​​​​​

Respostas

User badge image

Henrique Santana

Ao observar o gráfico, verifica-se que as velocidades de corte de 180, 144, 128, 112, 96 e 16 m/min. atingem a marca de desgaste de 0,40mm nos tempos de 12, 24, 34, 52, 72 e 75 minutos, respectivamente. Assim, tem-se a tabela e a curva de vida para Vb=0,40:

A velocidade de corte utilizada será de 150m/min., assim, a intersecção da velocidade de corte com a curva reflete no tempo de vida de aproximadamente 21 minutos, como ilustra o gráfico a seguir:

Sabendo que o tempo de vida da ferramenta é de 21 minutos, é preciso calcular o tempo necessário para tornear um cilindro.

​​​​​​​

​​​​​​​O número máximo de peças torneadas com uma ferramenta será de 16 peças, pois ao usinar a décima sétima, não será possível garantir que Vb seja igual a 0,40mm.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina