Buscar

2. O autor apresenta uma discussão sobre igualdade versus desigualdade e afirma: “Priorizar a igualdade educacional para igualdade social tem secun...

2. O autor apresenta uma discussão sobre igualdade versus desigualdade e afirma: “Priorizar a igualdade educacional para igualdade social tem secundarizado o olhar específico da Pedagogia: as desigualdades nas possibilidades e nos limites de ser humanos” (ARROYO, 2018, p. 110). Comente o trecho destacado, abordando as concepções apresentadas pelo autor.
Percebe-se que a educação obteve avanços significativos nesses tempos atuais, mas existe uma luta travada para que a educação seja igualitária a toda sociedade, pois uma parcela desta população ainda não possui o acesso a uma escola de qualidade que garanta as condições mínimas de acesso a esse direito fundamental para eliminar as desigualdades sociais, que neste olhar específico da pedagogia auxilia neste processo de humanização deficitária desses direitos.
O autor mostra as dificuldades passadas nos tempos de colonialismo que neste processo de defesa do acesso a educação a todos que no caso dos escravos e quilombolas indígenas colonizados, os quais ainda persistem desde os tempos coloniais, principalmente para estes sujeitos e que não há como deixar de salientar que o capitalismo também impediu-os de chegar a uma sociedade igualitária.

Essa pergunta também está no material:

AD1 Sociologia da educação
2 pág.

Sociologia da Educação Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O trecho destacado do autor Arroyo aponta para a ideia de que a busca pela igualdade educacional como forma de alcançar a igualdade social tem deixado de lado a importância de se olhar para as desigualdades existentes nas possibilidades e limites de ser humano. Ou seja, a educação não pode ser vista apenas como um meio para se alcançar a igualdade social, mas sim como um processo que deve levar em conta as diferenças e desigualdades existentes entre os indivíduos. O autor destaca que, apesar dos avanços na educação, ainda há uma parcela da população que não tem acesso a uma educação de qualidade, o que contribui para a perpetuação das desigualdades sociais. Além disso, ele ressalta que essas desigualdades têm raízes históricas, remontando aos tempos de colonialismo, e que o capitalismo também tem contribuído para a manutenção dessas desigualdades. Assim, o autor defende a importância de se olhar para as desigualdades existentes nas possibilidades e limites de ser humano, e não apenas para a igualdade educacional como forma de alcançar a igualdade social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais