Buscar

“O teste qui-quadrado (χ2) de Pearson (ou teste chi-quadrado de Pearson) é um teste estatístico aplicado a dados categóricos para avaliar quão prov...

“O teste qui-quadrado (χ2) de Pearson (ou teste chi-quadrado de Pearson) é um teste estatístico aplicado a dados categóricos para avaliar quão provável é que qualquer diferença observada aconteça ao acaso. É adequado para amostras não pareadas/emparelhadas. Dentre os diversos testes qui-quadrado existentes (por exemplo, a correção de continuidade de Yates, teste da razão da máxima verossimilhança, teste de Portmanteau em séries temporais, etc) é o mais utilizado. Suas propriedades foram primeiramente investigadas por Karl Pearson em 1900. Em contextos onde é importante melhorar uma distinção entre a estatística e sua distribuição, nomes similares ao teste qui-quadrado de Pearson são usados”

Para realizarmos o cálculo do teste qui-quadrado devemos seguir uma passo a passo simples. Observe as etapas descritas a seguir e coloque-as na ordem correta.

A - Determinar qual a região de rejeição de H0 (3)

B - Determinar o nível de significância de µ (2)

C - Determinar H0, que será negativa na existência de diferenças entre a distribuição de frequência observada e a esperada (1)

D - Determinar o Qui Quadrado por meio da fórmula (5)

E - Indicar o valor dos graus de liberdade φ, sendo K – 1, onde K será igual ao número de categorias e assim encontrar, o valor do Qui-quadrado na tabela (4)

Grupo de escolhas da pergunta



E, C, B, A, D.


B, A, C, D, E.


A, B, C, D, E.


C, B, A, E, D.


A, C, B, E, D.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A ordem correta das etapas para realizar o cálculo do teste qui-quadrado é: 1. Determinar H0, que será negativa na existência de diferenças entre a distribuição de frequência observada e a esperada (C) 2. Determinar o nível de significância de µ (B) 3. Determinar qual a região de rejeição de H0 (A) 4. Indicar o valor dos graus de liberdade φ, sendo K – 1, onde K será igual ao número de categorias e assim encontrar, o valor do Qui-quadrado na tabela (E) 5. Determinar o Qui Quadrado por meio da fórmula (D) Portanto, a alternativa correta é a letra C: A, B, C, D, E.

0
Dislike1
User badge image

Marcelo Santos

C, B, A, E, D. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais