Buscar

Código: 30235 - Enunciado: "O texto de Rocha fala sobre as mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, ...

Código: 30235 - Enunciado: "O texto de Rocha fala sobre as mulheres quebradeiras de coco-babaçu dos Estados do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, que vivem na sua grande maioria numa situação de exclusão e inferioridade. O termo 'quebradeira de coco' é uma identidade coletiva pois elas sobrevivem dessa atividade e é um movimento de resistência e de luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais, pela autonomia do processo produtivo." A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da:

a) Luta contra a violência constante nos babaçuais com elevado índice de homicídios.
b) Escassez de água nas regiões de veredas dificultando a produção inspirou o movimento.
c) Dificuldade criada por fazendeiros e posseiros que não permitem o acesso aos babaçuais localizados em suas propriedades.
d) Devastação das matas progressivas dos cocais, prejudicando o plantio de babaçus.
e) Falta de identidade coletiva das trabalhadoras no trabalho com os babaçus.

Essa pergunta também está no material:

Prova artes e movimentos culturais
7 pág.

Movimentos Artísticos e Culturais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Dificuldade criada por fazendeiros e posseiros que não permitem o acesso aos babaçuais localizados em suas propriedades. O movimento das quebradeiras de coco de babaçu surgiu como uma forma de resistência e luta pela conquista da terra, pela libertação dos babaçuais e pela autonomia do processo produtivo, já que as mulheres quebradeiras de coco vivem em sua grande maioria em uma situação de exclusão e inferioridade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais