Buscar

22. Gilberto Gomes é repórter investigativo de um programa policial de grande audiência nacional. Sabendo que o princípio da publicidade norteia a ...

22. Gilberto Gomes é repórter investigativo de um programa policial de grande audiência nacional. Sabendo que o princípio da publicidade norteia a conduta da Administração Pública, solicitou, no exercício de sua profissão, junto à Polícia Civil de São Paulo, acesso a informações pertinentes a uma investigação em curso sobre possível crime cometido por um famoso jogador de futebol, até então mantida em sigilo. Sobre esta situação, é correto afirmar, de acordo com nossa Constituição Federal:
(A) Tais informações devem ser prestadas, em respeito ao Princípio da Publicidade.
(B) Tais informações não devem ser prestadas, já que o sigilo nesse caso é imprescindível para a segurança do Estado e da sociedade.
(C) Tais informações devem ser prestadas, já que vige o princípio da presunção de inocência do acusado na investigação.
(D) Tais informações devem ser prestadas, já que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, licitamente exercida por Gilberto.
(E) Tais informações não devem ser prestadas, pelo único motivo que tal ato ofenderia a honra e moral dos acusados, protegidos neste caso pela Constituição.

Essa pergunta também está no material:

Simulado 01 - Investigador e Escrivão PCSP (Edital 2023)
16 pág.

Matemática e Português Colégio ObjetivoColégio Objetivo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Tais informações devem ser prestadas, em respeito ao Princípio da Publicidade. O princípio da publicidade é um dos pilares da Administração Pública, que deve agir de forma transparente e prestar contas à sociedade. Nesse sentido, a Constituição Federal garante o acesso à informação, salvo nos casos em que a divulgação possa colocar em risco a segurança do Estado ou da sociedade. No caso apresentado, não há justificativa para manter as informações em sigilo, uma vez que se trata de uma investigação em curso e o repórter solicitou acesso às informações no exercício de sua profissão.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image