Buscar

Tipos de canais (portão ligante, portão de voltagem, mecanorreceptores) Sensíveis a voltagem: Canais de sódio, potássio e cálcio das células excitá...

Tipos de canais (portão ligante, portão de voltagem, mecanorreceptores)
Sensíveis a voltagem: Canais de sódio, potássio e cálcio das células excitáveis. Sódio: geração do potencial de ação (PA), aumento da excitabilidade celular. Potássio: repolarização do PA, controle do disparo dos potenciais de ação, controle da excitabilidade celular. Cálcio: secreção de neurotransmissores e hormônios; contração muscular, sinalização intracelular. Catiônicos: controle da excitabilidade celular (canais tipo HCN).
Sensíveis a ligantes: Receptores de neurotransmissores (glutamato, GABA, acetilcolina, etc…). Sensores químicos (pH, oxigênio, etc…). Outros (canais ativados por cGMP dos fotoreceptores) – mistos (canais de potássio ativados por cálcio). Catiônicos: neurotransmissão excitatória; sinalização de dor e dano celular; (canais TRPV) transdução de sinal nos fotoreceptores; controle da excitabilidade celular (canais de K sensíveis a ATP). Aniônicos: neurotransmissão inibitória.
Mecanorreceptores: Respondem durante a aplicação do estímulo e continuam a emitir PA durante a presença do estímulo (redução gradual da frequência). Detetam intensidade e duração do estímulo.

Essa pergunta também está no material:

Perguntas frequência fisiologia corrigido
6 pág.

Anatomia II Universidade do PortoUniversidade do Porto

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais