Buscar

Quando estamos analisando qual deslocamento de uma viga carregada, estamos tratando de qual a deflexão da viga Esta deflexão pode ser determinada a...

Quando estamos analisando qual deslocamento de uma viga carregada, estamos tratando de qual a deflexão da viga Esta deflexão pode ser determinada através de ângulos ou distâncias e é do interesse de profissionais de engenharia conhecer esta deflexão a fim de projetar estruturas A respeito deste assunto observe as seguintes afirmacoes: I. Linha elástica é um diagrama que representa a deflexão do eixo longitudinal de uma viga e que passa pelo centróide da seção transversal da viga. II. Momentos positivos geram uma concavidade para baixo na linha elástica. III. Momentos negativos geram uma concavidade para cima na linha elástica. IV. Em apoios fixos, roletes e pinos tem-se deslocamento nulo da linha elástica. É correto que se afirma em:
I. Linha elástica é um diagrama que representa a deflexão do eixo longitudinal de uma viga e que passa pelo centróide da seção transversal da viga.
II. Momentos positivos geram uma concavidade para baixo na linha elástica.
III. Momentos negativos geram uma concavidade para cima na linha elástica.
IV. Em apoios fixos, roletes e pinos tem-se deslocamento nulo da linha elástica.
Resposta Selecionada: I e IV apenas
Resposta Correta: I e IV apenas
Comentário Resposta correta. A alternativa está correta. A linha elástica da resposta: pode ser vista como uma primeira análise para determinar em que direção ocorrerão os deslocamentos em cada seção de uma viga, de acordo com a convenção temos que um momento positivo irá gerar fazer com que a linha elástica se desloque para cima, ou seja, teremos uma concavidade para cima, contrário é válido para momentos negativos. Nos locais que a viga está apoiada não temos qualquer tipo de deslocamento, devido justamente ao vínculo que está restringindo este deslocamento.

Essa pergunta também está no material:

RM ATIV03 Q16
1 pág.

Resistência dos Materiais I Universidad Autónoma MetropolitanaUniversidad Autónoma Metropolitana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Ao analisar o deslocamento de uma viga carregada, estamos tratando da deflexão da viga. Essa deflexão pode ser determinada através de ângulos ou distâncias e é do interesse de profissionais de engenharia conhecer essa deflexão a fim de projetar estruturas. A linha elástica é um diagrama que representa a deflexão do eixo longitudinal de uma viga e que passa pelo centróide da seção transversal da viga. Momentos positivos geram uma concavidade para baixo na linha elástica, enquanto momentos negativos geram uma concavidade para cima na linha elástica. Em apoios fixos, roletes e pinos tem-se deslocamento nulo da linha elástica. Portanto, a alternativa correta é a I e IV apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais