Buscar

Conceder-se-á Mandado de Segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por “Habeas Corpus” ou “Habeas Data”: 1. quando o responsáv...

Conceder-se-á Mandado de Segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por “Habeas Corpus” ou “Habeas Data”:

1. quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
2. sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais.
3. para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.
4. sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder.
5. Todas as alternativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

Introdução ao Direito Constitucional - Exercícios de Fixação - Módulo III
14 pág.

Direito Constitucional III Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1: "quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público." O Mandado de Segurança é uma ação judicial que tem como objetivo proteger direito líquido e certo, ou seja, aquele que pode ser comprovado de imediato, sem a necessidade de produção de provas. Ele é utilizado quando uma autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público comete ilegalidade ou abuso de poder.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais