Buscar

A permeabilidade seletiva é uma propriedade da membrana plasmática que consiste em controlar a entrada e a saída de substâncias da célula. Podemos ...

A permeabilidade seletiva é uma propriedade da membrana plasmática que consiste em controlar a entrada e a saída de substâncias da célula. Podemos dizer que a membrana atua como filtro, permitindo a passagem de substâncias pequenas e impedindo ou dificultando a passagem de substâncias de grande porte. A permeabilidade seletiva é fundamental para que a célula desempenhe suas atividades metabólicas adequadamente. Com relação à permeabilidade e ao transporte pela membrana, analise as sentenças a seguir:

I- A lipossolubilidade é um dos fatores que influenciam a permeabilidade da membrana, quanto maior a lipossolubilidade da substância mais facilmente ela passa pela membrana.
II- Na difusão facilitada, o movimento cinético das moléculas ou íons ocorre sem a necessidade de proteínas.
III- Sem gasto de energia, o transporte passivo ocorre a favor do gradiente de concentração do soluto.
IV- A espessura influencia intimamente na permeabilidade da membrana de forma que quanto mais espessa maior a permeabilidade.
V- Proteína antiporter transporta dois diferentes solutos em direções contrárias.

Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B Somente a sentença I está correta.
C As sentenças III, IV e V estão corretas.
D As sentenças I, III e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual laboratiro 2
6 pág.

Laboratorio UNIASSELVI IERGSUNIASSELVI IERGS

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: As sentenças I, III e V estão corretas. A sentença I está correta, pois a lipossolubilidade é um dos fatores que influenciam a permeabilidade da membrana, quanto maior a lipossolubilidade da substância mais facilmente ela passa pela membrana. A sentença III está correta, pois o transporte passivo ocorre a favor do gradiente de concentração do soluto, sem gasto de energia. A sentença V está correta, pois a proteína antiporter transporta dois diferentes solutos em direções contrárias. Já as sentenças II e IV estão incorretas, pois na difusão facilitada, o movimento cinético das moléculas ou íons ocorre com a ajuda de proteínas, e a espessura não influencia diretamente na permeabilidade da membrana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais