Buscar

O tempo que decorre entre a formulação de uma lei e sua aprovação pelo poder público é variável, pois depende dos grupos de interesse que desejam q...

O tempo que decorre entre a formulação de uma lei e sua aprovação pelo poder público é variável, pois depende dos grupos de interesse que desejam que as respectivas premissas prevaleçam. Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) tramitou por oito anos no Congresso até ser aprovada, o que se deu em decorrência das disputas entre os setores públicos e privados. A versão aprovada da lei resultou em um texto legal que buscou contemplar os dois projetos de educação que tramitavam. A partir dessas informações e de nossos estudos, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) A LDBEN foi aprovada como uma proposta substitutiva aos projetos em disputa no Congresso. II. ( ) Aprovada pelo Congresso em 1996, a LDBEN também ficou conhecida como Lei Darcy Ribeiro, pois foi esse senador que elaborou o texto. III. ( ) A Lei n. 9.394/1996 trouxe muitos benefícios para a educação no Brasil, democratizando o acesso e a permanência na escola. IV. ( ) A Lei Darcy Ribeiro dispõe acerca da organização dos movimentos sociais no país. V. ( ) A LDBEN pode ser considerada um retrocesso para a sociedade brasileira, pois privilegia o setor privado em detrimento do setor público. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. ( ) A LDBEN foi aprovada como uma proposta substitutiva aos projetos em disputa no Congresso.
II. ( ) Aprovada pelo Congresso em 1996, a LDBEN também ficou conhecida como Lei Darcy Ribeiro, pois foi esse senador que elaborou o texto.
III. ( ) A Lei n. 9.394/1996 trouxe muitos benefícios para a educação no Brasil, democratizando o acesso e a permanência na escola.
IV. ( ) A Lei Darcy Ribeiro dispõe acerca da organização dos movimentos sociais no país.
V. ( ) A LDBEN pode ser considerada um retrocesso para a sociedade brasileira, pois privilegia o setor privado em detrimento do setor público.
V, V, V, F, F.

Essa pergunta também está no material:

ASPECTOS SOCIAIS anhembi
8 pág.

Aspectos Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, V, V, F, F.

0
Dislike0
User badge image

Nathalia Paes

V V V F F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais