Buscar

Considere a passagem de texto: "A implantação dos ciclos, ao prever uma organização do trabalho escolar em novas bases, supõe tratar o conhecimento...

Considere a passagem de texto: "A implantação dos ciclos, ao prever uma organização do trabalho escolar em novas bases, supõe tratar o conhecimento como processo e, portanto, como uma vivência que não se coaduna com a ideia de interrupção, mas sim de construção, em que o aluno, como sujeito da ação, está continuamente sendo formado, ou melhor, se formando". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUSA, S. Z. Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída. Estud. Av., v. 21, n. 60, São Paulo, maio-ago. 2007, s. p. Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre avaliação e ciclos, analise as seguintes proposições: I. A escola em ciclos surgiu como uma tentativa de favorecer melhorias de ensino e aprendizagem. PORQUE II. O fato de repetir ou não um ano não deve ser considerado apenas como mais uma possibilidade escolar, e sim ponto decisivo sobre o aprender mais ou aprender menos. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira. B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. É importante compreender que "[...] aprender sem repetir é diferente de camuflar a aprendizagem para que o aluno possa avançar sem aprender". A sugestão para escola ciclada é aplicar a centralização do processo pedagógico na aprendizagem do aluno. Centrar o foco da educação na aprendizagem e não no fato da escola possuir ciclos é uma tentativa de acerto, o que torna falsa a proposição II (livro-base, p. 155).
A escola em ciclos surgiu como uma tentativa de favorecer melhorias de ensino e aprendizagem.
O fato de repetir ou não um ano não deve ser considerado apenas como mais uma possibilidade escolar, e sim ponto decisivo sobre o aprender mais ou aprender menos.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação, Educação e Sociedade Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira. A escola em ciclos surgiu como uma tentativa de favorecer melhorias de ensino e aprendizagem, como afirmado na proposição I. Já a proposição II afirma que o fato de repetir ou não um ano não deve ser considerado apenas como mais uma possibilidade escolar, e sim ponto decisivo sobre o aprender mais ou aprender menos. No entanto, essa afirmação não justifica a primeira proposição, pois não há relação direta entre a escola em ciclos e a repetência escolar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais