Buscar

Leia e analise os textos a seguir considerando seus tipos textuais: 1. A escrava pegou a filhinha nascida Nas costas E se atirou na Paraíba Para qu...

Leia e analise os textos a seguir considerando seus tipos textuais: 1. A escrava pegou a filhinha nascida Nas costas E se atirou na Paraíba Para que a criança não fosse judiada. (Oswald de Andrade. Poesias reunidas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1972.) 2. Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras Mulheres entre laranjeiras Pomar amor cantar Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. (Carlos Drummond de Andrade. Poesia e Prosa. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1988.) Agora, assinale a alternativa que corresponde a uma análise correta de cada texto:

a . O texto 1 é explicativo, pois mostra os motivos da fuga da escrava. O texto 2 é narrativo, pois narra como é a vida na cidadezinha do interior.
b. O texto 1 é uma descritivo, pois deixa ver como foi a partida da escrava e o texto 2 é explicativo, pois explica como é morar em uma cidade do interior.
c. O texto 1 é uma argumentação, pois demonstra os motivos que levaram a escrava a fugir. O texto 2 é injuntivo, pois pontua as características da cidadezinha.
d. O texto 1 é expositivo, pois expõe os fatos que levaram a fulga da escrava. O texto 2 é argumentativo, pois mostra porque uma cidadezinha do interior é melhor para morar.
e. O texto 1 é uma narração, pois a história atribui importância a atitude da escrava de ir embora. O texto 2 é uma descrição pois enumera os elementos típicos de uma cidadezinha do interior.

Essa pergunta também está no material:

AS V - LÍNGUA PORTUGUESA LINGUÍSTICA TEXTUAL (CRUZEIRO DO SUL)
2 pág.

Língua Portuguesa e Produção Textual Universidade Cruzeiro do SulUniversidade Cruzeiro do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. O texto 1 é uma narração, pois conta uma história sobre a escrava que fugiu com sua filha nas costas para protegê-la. Já o texto 2 é uma descrição, pois descreve a vida em uma cidadezinha do interior, com suas casas, bananeiras, laranjeiras e pomares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais