Buscar

Leia o fragmento de texto a seguir: "O investimento de recursos públicos na área educacional compreende os valores financeiros brutos aplicados pel...

Leia o fragmento de texto a seguir: "O investimento de recursos públicos na área educacional compreende os valores financeiros brutos aplicados pelo setor público no atendimento de demandas educacionais, como no custo de bens e serviços - inclusive bens de capital - e nas transferências, excetuando-se a depreciação e a amortização dos investimentos em estoque. O conceito utilizado para a agregação corresponde à finalidade dos recursos alocados por área de atuação". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Acesso em 01 jun. 2015. A respeito do controle de aplicação dos recursos públicos na educação, leia as afirmacoes a seguir, analisando-as a partir do conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil: I. A utilização dos recursos públicos, sempre que destinada a fins educacionais, é considerada regular. II. Quando existe a suspeita de irregularidade nos gastos, o Ministério Público pode ser acionado para investigar o fato. III. Os governos devem controlar internamente a prestação de contas, mas há também um controle externo, feito pelo poder legislativo. IV. Quando uma das instâncias governamentais comete irregularidades, pode ser punida e proibida de estabelecer convênios. São corretas as afirmativas:
A afirmativa II é correta: “O ministério público também pode ser acionado para investigar gastos irregulares e processar os governantes e funcionários que fizeram uso indevido dos recursos públicos”. [...] A afirmativa III é correta: “Os governos distrital, estaduais e municipais que recebem dinheiro público devem manter um sistema de controle interno com prestações de contas específicas. Geralmente a Controladoria Geral do Município, do Estado e do Distrito Federal são responsáveis por fiscalização e regularização das prestações de contas desses recursos. O controle externo é realizado pelo poder legislativo (as Câmaras de Vereadores, Câmara Distrital e Assembleias Legislativas) que julgam periodicamente os gastos públicos com base cm pareceres do pelos Tribunais de Contas “ [...] A afirmativa IV é correta: “As penalidades para os governos estaduais e prefeituras são: proibição de celebrar convênios e receber recursos do governo federal (e para os municípios também dos governos estaduais) [...] “. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p.296- 297)
E I, II e III apenas.

Essa pergunta também está no material:

12 pág.

Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são II, III e IV. A afirmativa II está correta, pois o Ministério Público pode ser acionado para investigar gastos irregulares e processar os governantes e funcionários que fizeram uso indevido dos recursos públicos. A afirmativa III também está correta, pois os governos devem controlar internamente a prestação de contas, mas há também um controle externo, feito pelo poder legislativo. A afirmativa IV também está correta, pois as penalidades para os governos estaduais e prefeituras são: proibição de celebrar convênios e receber recursos do governo federal (e para os municípios também dos governos estaduais). A afirmativa I está incorreta, pois a utilização dos recursos públicos destinados a fins educacionais nem sempre é considerada regular, podendo haver casos de desvio de verbas e corrupção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais