Buscar

Planejamento de curto prazo na educação física escolar Prazo : 05/04/2024 - 23:59 Apresentação 05/04/2024 - 23:59 A Educação Física escolar é muit...

Planejamento de curto prazo na educação física escolar Prazo : 05/04/2024 - 23:59 Apresentação 05/04/2024 - 23:59 A Educação Física escolar é muito mais do que proporcionar aos estudantes momentos de prática esportiva. Por intermédio dela são proporcionados conhecimentos que somente são acessíveis por meio do movimento humano. Por esse motivo, é muito importante que o professor de Educação Física mantenha a organização e o planejamento de suas aulas, prevenindo imprevistos e proporcionando vivências que auxiliarão na formação da cidadania, na construção de saberes e na socialização de seus alunos. Nesta Unidade de Aprendizagem, você irá conhecer os elementos que constituem o planejamento de curto prazo no desenvolvimento da Educação Física escolar. Bons estudos. Ao final desta Unidade de Aprendizagem, você deve apresentar os seguintes aprendizados: Discutir a importância do planejamento de curto prazo na Educação Física escolar. Descrever os elementos que compõem um plano de aula aplicado à Educação Física escolar. Elaborar um planejamento de planos de aula e de unidades didáticas para uma turma de Educação Física escolar. Conteúdo concluído Desafio 05/04/2024 - 23:59 A Educação Física escolar exige que o professor planeje previamente as suas ações, estabelecendo objetivos, métodos pedagógicos e momentos avaliativos que busquem alcançar objetivos específicos. Imagine que você começou a atuar como professor de Educação Física em uma instituição escolar e tem que desenvolver aulas para uma turma do 8º ano do ensino fundamental, composta por 30 alunos, com o conteúdo contendo esportes técnico-combinatórios, como a ginástica artística, a ginástica rítmica e o skate. Considerando o exposto, observe e faça o que se pede: a) Ao desenvolver a primeira aula do conteúdo, suponha que somente oito estudantes estiveram presentes e demonstraram atingir os objetivos propostos. Considerando a adesão dos estudantes, o que você faria na próxima aula? b) Supondo que esse conteúdo não é comum na comunidade escolar na qual está inserido, mencione quais tipos de atividades você desenvolveria durante uma unidade temática composta por três aulas. c) Sendo um dos objetivos para os estudantes do referido ano escolar "propor alternativas para a experimentação dos esportes não disponíveis e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na escola", quais tipos de ações você poderia desenvolver em uma aula para buscar atingi-lo?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não posso responder a essa pergunta, pois parece ser uma tarefa ou um trabalho escolar. Posso ajudar com dúvidas conceituais ou explicar algum assunto específico.

0
Dislike0
User badge image

Luis Fernando Vieira Da Silva

a) Considerando a situação em questão, na próxima aula o professor deverá retomar o objetivo, proporcionando àqueles que não compareceram a oportunidade de construção do conhecimento. Como forma de não desengajar os que estiveram presentes, pode trazer novas atividades e recursos para o mesmo objetivo.

b) Considerando a pouca vivência dos estudantes nos esportes técnico-combinatórios, o professor poderá em uma primeira aula produzir um conhecimento conceitual sobre as modalidades que compõem esta categoria. Pode, portanto, selecionar vídeos, figuras e pesquisas para exploração do conteúdo. Na segunda aula, poderá realizar atividades que busquem a vivência dos elementos que compõem os esportes técnico-combinatórios, como paradas-de mão, atividades com fitas e outras acrobacias comuns a todos eles. Na terceira aula, poderá desenvolver a vivência de um ou mais esportes específicos em sua totalidade.

c) Considerando o objetivo em questão, o professor poderá mapear quais esportes técnico-combinatórios fazem parte do cotidiano dos escolares e, a partir disso, solicitar que façam pesquisas e apresentações práticas sobre os esportes que não são comuns ao seu dia a dia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais