Buscar

A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. ...

A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações. Quais são as técnicas que compõem o trabalho com grupos operativos propostos por Pichon-Rivière?

a. A técnica do grupo operativo é composta por três etapas clássicas: aquecimento, dramatização e compartilhar.
b. A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo)
c. A técnica do grupo operativo pressupõe inicialmente o diagnostico individual feito pelo terapeuta e em seguida o grupo propriamente dito com o plano terapêutico traçado na primeira fase.
d. A técnica do grupo operativo pressupõe a delimitação da tarefa pelo terapeuta a partir da demanda dos pacientes e a discussão da tarefa, tendo como guia exclusivamente o terapeuta.
e. A técnica do grupo operativo é dividida em dois momentos: no primeiro o grupo apresenta os pontos a serem trabalhados e no segundo o terapeuta guia a discussão selecionando os temas mais pertinentes ao grupo.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Unidade 3 TGG
4 pág.

Teorias e Técnicas de Grupo USP - LorenaUSP - Lorena

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa explícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento) e a tarefa implícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo). Além disso, a técnica é composta por três etapas clássicas: a primeira é a de vinculação, que tem como objetivo a formação do grupo e a identificação dos seus membros; a segunda é a de trabalho, que é a fase em que o grupo realiza a tarefa proposta; e a terceira é a de desvinculação, que é a fase final do grupo, em que ocorre a avaliação do trabalho realizado e a despedida dos membros. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais