Buscar

Segundo dados oficiais, os índices de distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental é de 41%, ou seja, em cada 100 alunos, 41 estão c...

Segundo dados oficiais, os índices de distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental é de 41%, ou seja, em cada 100 alunos, 41 estão com atraso de dois anos ou mais. Diante desse fenômeno, a ação dos gestores educacionais tende a ser matricular esse contingente de estudantes na Educação de Jovens e Adultos -EJA. Essa atitude dos gestores revela:
um equívoco decorrente da falta de conhecimento da legislação educacional brasileira, que aponta que somente estudantes a partir de 21 anos deveriam ser matriculados na EJA
um equívoco profundo, pois classes de aceleração e educação de jovens e adultos são categorias distintas na organização do trabalho pedagógico.
uma coerência. Haja vista, que todos os alunos até 18 anos devem ter concluído o Ensino Médio
uma coerência com as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a que a EJA seja o principal mecanismo de correção de fluxos da educação básica nesses casos.
compreensão adequada da legislação educacional brasileira sobre a EJA, na medida em que protege os educandos da exclusão, integrando-os ao sistema do Ensino Supletivo vigente.

Essa pergunta também está no material:

22FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
4 pág.

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A atitude dos gestores educacionais em matricular os alunos com atraso de dois anos ou mais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) revela uma coerência com as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a EJA como o principal mecanismo de correção de fluxos da educação básica nesses casos. A EJA é uma modalidade de ensino que visa a inclusão e a garantia do direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade adequada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais