Buscar

A colonização no Brasil foi marcada pela ausência de alteridade por parte dos portugueses com relação aos dois grupos populacionais escravizados no...

A colonização no Brasil foi marcada pela ausência de alteridade por parte dos portugueses com relação aos dois grupos populacionais escravizados no século XVI: os indígenas e os africanos. Com relação aos indígenas, o material didático explica que foram considerados primitivos e tomados como incivilizados que careciam de desenvolvimento humano, o que os portugueses acreditavam que ocorreria caso fossem incorporados à vida na colônia, desconsiderando a perspectiva de escravidão como uma expropriação do modo de vida daquela população. Diante dessa temática, analise as afirmações a seguir, bem como a relação proposta entre elas:
I – Em poucas décadas, os portugueses abandonaram a estratégia de escravização dos indígenas e passaram a trazer escravos africanos para a colônia em navios negreiros.
Pois,
II – a combinação entre catequização e escravização dos indígenas revelou-se um processo fracassado, por conta de extermínio dos índios e conflitos violentos.
A população indígena é crescente no país, conforme dados oficiais, especialmente em áreas urbanas.
Diferentemente do período colonial, a partir da república passou-se a considerar a cultura indígena.
Os órgãos criados no Brasil sempre primaram pelo respeito aos indígenas, sua cultura e modo de vida.
Na década de 1930, os indígenas foram incorporados aos trabalhadores rurais para garantias legais.

Essa pergunta também está no material:

PRV - Prova_ 2022A - OFICINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL I - RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL (57656)
7 pág.

Relações Étnico-raciais Faculdade Católica de São José dos CamposFaculdade Católica de São José dos Campos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II – a combinação entre catequização e escravização dos indígenas revelou-se um processo fracassado, por conta de extermínio dos índios e conflitos violentos. A afirmação I está incorreta, pois a escravização dos indígenas não foi abandonada em poucas décadas, mas sim ao longo do tempo, devido a diversos fatores, como a resistência dos índios e a falta de mão de obra. Além disso, a escravização de africanos já ocorria desde o início da colonização. As afirmações III, IV e V não têm relação com o tema proposto na pergunta, que trata da colonização no Brasil e da relação dos portugueses com os indígenas e africanos escravizados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais