Buscar

“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada”. Ess...

“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada”. Essa frase faz parte da carta escrita por ele ao Diário Popular de São Paulo, em que descrevia a reação da população em relação ao golpe da Proclamação da República. Vale ressaltar que a República deveria ter participação direta e, principalmente, do povo. Contudo, a proclamação foi instituída por militares, não houve revolução popular, o que causou espanto aos demais que apenas assistiam tudo sem ao menos entender o que estava acontecendo.


Com base na afirmação acima sobre a Proclamação da República, analise a sentenças abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) Enquanto o povo assistia a tudo “bestializado”, o cenário político da então recente República era marcado por incertezas. Pois os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República.

( ) Apesar das principais províncias (São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte) serem representadas por políticos que defendiam a ideia da República Parlamentarista, eles discordavam na organização do poder.

( ) Além desses grupos, havia também os militares. Ainda que Deodoro da Fonseca tivesse sido nomeado como chefe do governo provisório, o grupo em si não era homogêneo, como uma certa rivalidade entre o Exército e Marinha, sendo o primeiro ligado à República e o segundo à Monarquia.


A sequência correta de verdadeiro ou falso é:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

V;F;V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais