Buscar

Clientelismo é o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os ...

Clientelismo é o nome dado à relação entre fazendeiros e os homens livres pobres. Desprovidos de meios de subsistência e de proteção do Estado, os livres e pobres eram obrigados a se submeterem à vontade e ao arbítrio dos poderosos locais. No caso das eleições, isso significava votar nos candidatos que esses poderosos apoiavam. (DOLHNIKOFF, 2017. p. 95).

Não obstante, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:

 

( ) A cidadania no Brasil por tanto estava comprometida, como podemos observar, mas além dos limites da participação política e do clientelismo, a sociedade brasileira ainda haveria de enfrentar as fraudes nos processos eleitorais.

 

( ) O clientelismo ganha força e se mantém mesmo com o fim da monarquia, no que ficou conhecido ao longo da Primeira República, como Coronelismo.

 

( ) A história dos governos representativos foi marcada, entre outras coisas, pelo empenho em criar mecanismos que paulatinamente eliminaram as fraudes nas eleições.

 

( ) Para participar do processo político eleitoral no Brasil, segundo a constituição de 1824, era necessário uma renda mínima anual de 100 mil réis, que segundo alguns historiadores, não era impossível para um trabalhador livre ou pequeno produtor, mas isso não permitia que esses indivíduos pudessem se tornar representantes de suas classes.

 

Assinale a alternativa correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

V, F, V, F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais