Buscar

Heitor Matallo Jr., em 'A problemática do conhecimento' (2000), afirma: Platão foi primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre mundo utilizand...

Heitor Matallo Jr., em 'A problemática do conhecimento' (2000), afirma: Platão foi primeiro filósofo a desenvolver uma teoria sobre mundo utilizando-se da intuição como forma de pensamento superior. A sua Teoria das Formas é um exemplo disso e revela a tentativa de fundamentar um conhecimento certo e verdadeiro para além do cambiante e fugaz mundo dos Para Platão, mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhecê-lo por razões não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo. Com base no trecho proposto e em seus conhecimentos da disciplina, avalie as afirmativas a seguir: I) A tentativa de fundamentar e se aproximar de um conhecimento certo e verdadeiro constitui uma preocupação II) Platão nega a possibilidade de se alcançar a certeza a respeito do mundo ou seja, do mundo percebido pelos nossos sentidos, já que esta realidade está em constante transformação. III) Para Platão, conhecimento independe do caráter transitório ou permanente dos objetos da É possível afirmar que está correto apenas que se apresenta em:
I) A tentativa de fundamentar e se aproximar de um conhecimento certo e verdadeiro constitui uma preocupação
II) Platão nega a possibilidade de se alcançar a certeza a respeito do mundo ou seja, do mundo percebido pelos nossos sentidos, já que esta realidade está em constante transformação.
III) Para Platão, conhecimento independe do caráter transitório ou permanente dos objetos da
a. ell

Essa pergunta também está no material:

28
1 pág.

Metodologia do Trabalho Acadêmico Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) II e III. A afirmativa I está incorreta, pois a tentativa de fundamentar e se aproximar de um conhecimento certo e verdadeiro não é uma preocupação exclusiva de Platão, mas sim de diversos filósofos ao longo da história da filosofia. A afirmativa II está correta, pois Platão nega a possibilidade de se alcançar a certeza a respeito do mundo sensível, ou seja, do mundo percebido pelos nossos sentidos, já que esta realidade está em constante transformação. A afirmativa III também está correta, pois para Platão, o conhecimento independe do caráter transitório ou permanente dos objetos da realidade sensível, uma vez que o conhecimento verdadeiro está nas Formas, que são eternas e imutáveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais