Buscar

No ordenamento jurídico, o acusado é considerado uma parte que ocupa o polo passivo do processo penal. Como consequência disso, ele tem uma série d...

No ordenamento jurídico, o acusado é considerado uma parte que ocupa o polo passivo do processo penal. Como consequência disso, ele tem uma série de prerrogativas ou direitos que emanam diretamente da lei.

Imagine a seguinte situação:

Você é defensor público e adentra na defensoria de um assistido portando uma citação para resposta à acusação. Você lê o documento e verifica que, na denúncia realizada pelo Ministério Público, consta que ele furtou alguns ovos de uma granja. Ele lhe relata que — de fato — furtou os ovos, mas justifica dizendo que não possuía dinheiro algum e que tinha dois filhos famintos em casa. Ademais, por não possuir recursos para contratar um advogado, ele deseja que você o represente.

Após ouvir o relato, tendo em vista a orientação processual, você começa a explicar que ele tem alguns direitos no contexto processual. Explique para o seu assistido pelo menos três direitos garantidos ao acusado no contexto do processo penal.


💡 1 Resposta

User badge image

Patricia Saragoca da Costa

Padrão de resposta esperado

O nosso ordenamento jurídico considera que o acusado é uma parte no contexto processual penal. Trata-se do sujeito passivo da persecução penal. Nessa trilha, considera-se que, do mesmo modo que o Juiz e o representante do Ministério Público, o acusado é considerado uma parte essencial do processo penal.

Ser considerado uma parte do processo traduz-se — dentre outras coisas — na previsão de uma série de direitos e garantias atribuíveis ao acusado. Entre elas, três são fundamentais: 

i. O direito de não produzir prova contra si mesmo.

ii. O direito de ser processado e sentenciado por autoridade judiciária competente.

iii. O direito ao contraditório e à ampla defesa.

i. Não produzir prova contra si mesmo:

O art. 5º, inciso LXIII da Constituição Federal estabelece expressamente o direito de permanecer calado. Isso geralmente é tratado como equivalente ao dito direito de não produzir prova contra si mesmo. Isso significa que o seu assistido não será obrigado a falar absolutamente nada no contexto de interrogatório policial, no âmbito do inquérito, ou no contexto da audiência. Além disso, o seu silêncio não poderá ser tomado como uma espécie de confissão tácita.

ii. Ser processado e sentenciado por autoridade judiciária competente:

O art. 5º, inciso LIII da Constituição Federal estabelece que ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. Isso é comumente identificado com uma manifestação do princípio do Juiz natural e obriga que o Juiz que julgue a causa efetivamente tenha competência legal para tanto. Nesse contexto, caso o Juiz da causa não tenha competência para julgar o caso do seu assistido, isso poderá ser alegado em momento oportuno, visando à nulidade do processo.

iii. Ampla defesa e contraditório:

O art. 5º, LV da Constituição Federal estabelece que aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral, são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. No contexto penal, isso significa que o acusado tem o direito de se defender de todas as alegações levantadas pela acusação, podendo sempre se manifestar após a juntada de qualquer prova. Assim, por exemplo, sempre que o promotor fizer alguma acusação ou alegação, você — como representante legal do acusado — poderá se manifestar e se defender das acusações e alegações.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais