Buscar

Diante deste quadro, após agredir sua antiga companheira, porque ela não quis retomar o relacionamento encerrado, causando-lhe lesões leves, Jorge ...

Diante deste quadro, após agredir sua antiga companheira, porque ela não quis retomar o relacionamento encerrado, causando-lhe lesões leves, Jorge o (a) procura para saber se sua conduta fará incidir as regras da Lei nº 11.340/06. Considerando o que foi acima destacado, você, como advogado (a) irá esclarecê-lo de que:
a) É caso de aplicação da Lei Maria da Penha? Explique e diferencie os âmbitos de aplicação da Lei. Justifique a resposta.
b) E o fato de já haver cessado o relacionamento antes das agressões, ainda assim configura delito no rito da Lei Maria da Penha? Justifique a resposta.
c) E se a relação fosse apenas de amigos de trabalho, ainda assim seria caso de aplicação a Lei Maria da Penha? Justifique a resposta.
d) A violência doméstica de que trata a Lei Maria da Penha abrange qualquer relação íntima de afeto, sendo indispensável a coabitação? Justifique a resposta.

Essa pergunta também está no material:

Lara Pessoa Martins - 8N2 - AP1 SEGUNDA CHAMADA
4 pág.

Direito Processual Penal I Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Sim, é caso de aplicação da Lei Maria da Penha. A Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, tem como objetivo proteger a mulher em situação de violência doméstica e familiar. A relação entre Jorge e sua antiga companheira se enquadra nessa categoria, pois houve uma relação íntima de afeto e convivência, mesmo que tenha sido encerrada. b) Sim, ainda assim configura delito no rito da Lei Maria da Penha. A Lei Maria da Penha não exige que a relação esteja em vigor no momento da agressão para que seja aplicada. O que importa é que tenha havido uma relação íntima de afeto e convivência anteriormente. c) Não, a Lei Maria da Penha não se aplica a relações de amizade no ambiente de trabalho. A lei se aplica apenas a relações de natureza doméstica e familiar, ou seja, entre pessoas que convivem sob o mesmo teto ou que mantêm uma relação íntima de afeto. d) Não, a violência doméstica de que trata a Lei Maria da Penha não abrange qualquer relação íntima de afeto, sendo indispensável a coabitação. A lei se aplica apenas a relações de natureza doméstica e familiar, ou seja, entre pessoas que convivem sob o mesmo teto ou que mantêm uma relação íntima de afeto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando