Logo Passei Direto
Buscar
A racionalidade e a uniformidade perpassavam todos os aspectos da ordenação escolar, desde o agrupamento homogêneo das crianças (alunos) em turmas mediante a classificação pelo grau de conhecimento, consolidando a noção de classe e série, o estabelecimento de programas de ensino (distribuição ordenada de atividades e dos saberes escolares), a atribuição de cada classe a um professor, a adoção de uma estrutura burocrática hierarquizada - uma rede de poderes, de vigilância e de controle envolvendo professores, diretores, porteiros, serventes, inspetores, delegados e diretores de ensino. Perpassavam também a ordem disciplinar impingida aos alunos - asseio, ordem, obediência, prêmios e castigos SOUZA, R. F; FARIA FILHO, L. M. A contribuição dos grupos escolares para a renovação da história do ensino primário no Brasil. In: VIDAL, D. G. (Org.) Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). O trecho citado acima refere-se à forma de organização:
a. da escola nova.
b. das escolas metodistas.
c. das escolas jesuítas.
d. das escolas elementares da era pombalina.
e. dos grupos escolares.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O trecho citado acima refere-se à forma de organização dos grupos escolares, conforme indicado na última alternativa (e). Os grupos escolares foram uma forma de organização escolar que surgiu no Brasil no final do século XIX e se consolidou no início do século XX, com o objetivo de oferecer uma educação primária de qualidade e uniforme para todas as crianças, independentemente de sua origem social. Essa forma de organização escolar foi marcada pela racionalidade, uniformidade e disciplina, como descrito no trecho citado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sabe-se que o início da educação brasileira foi dirigido pelos padres jesuítas, posteriormente, com a tentativa de modernidade Marquês de Pombal, expulsa os jesuítas e dá início a uma série de reformas educacionais, período que ficou conhecido como a Era Pombalina. A educação no Brasil ainda passaria pela chegada da Família Real Portuguesa ao país, pelo Império e pela Primeira República. Nesse panorama, relacione as colunas de acordo com as especificidades da educação brasileira em cada um dos períodos citados acima:
(I )Educação jesuítica.
(II )Era pombalina.
(III)Chegada da Família Real.
(IV)Império.
(V)Primeira República.
a. V, II, III, I, IV.
b. II, IV, V, I, III.
c. I, II, III, IV, V.
d. II, III, V, I, IV.
e. V, IV, I, II, III.

A respeito desse assunto avalie as seguintes assertivas:
I.A juventude foi mobilizada por meio do projeto de Organização Nacional da Juventude, chegado pelo Ministério da Justiça.
II.O jovem aluno/soldado, defensor da nação, seria preparado fisicamente e moralmente para reconhecer o seu país com patriotismo e devoção.
III.Esse projeto alcançou espaço nas escolas utilizando-se, principalmente, das disciplinas de Educação Física e Educação Moral e Cívica.
É correto apenas o que se afirma em:
a. II e III.
b. I e II.
c. III.
d. I, II e III.
e. I e III.
A resposta correta é: I, II e III.

A respeito desse assunto, avalie as seguintes assertivas:
I.A Educação Infantil passa a ser reconhecida como a primeira etapa da Educação Básica.
II.Assegurou-se às comunidades indígenas o aprendizado de sua língua materna.
III.O ensino fundamental passou a ser organizado de maneira que o aluno tenha direito a 800 horas de aula, distribuídas, no mínimo, em 200 dias letivos.
É correto apenas o que se afirma em:
a. I e II.
b. III.
c. I, II e III.
d. I e III.
e. II e III.
A resposta correta é: I, II e III.

O século XIX marca, na Europa, a ascensão da burguesia ao poder. Esta classe conseguiu o status de privilegiada e começou a dominar a classe pobre. Neste contexto surgiram dois teóricos que passaram a analisar os pensamentos de Hegel, o passado histórico e sua evolução política e econômica, além das teorias utópicas. Quais teóricos são estes? Assinale a alternativa que apresenta corretamente seus nomes: Escolha uma: A resposta correta é: Marx e Engels.. a. Engels e Rousseau. b. Marx e Rogers. Conteúdo: Educação montessoriana. Silva destaca que, no contexto vivenciando na Europa, no século XIX surgiram Marx e Engels, teóricos que passaram a analisar os pensamentos de Hegel, o passado histórico e sua evolução política e econômica, além das teorias utópicas. Página 114. c. Marx e Engels. d. Engels e Rogers. e. Rosseau e Freire.

a. Engels e Rousseau
b. Marx e Rogers
c. Marx e Engels

Mais conteúdos dessa disciplina