Logo Passei Direto
Buscar
8. (UFJF – 2006, com modificações) As primeiras universidades criadas na Baixa Idade Média foram a Universidade de Bolonha e a de Paris. Em sua grande maioria, eram ligadas à Igreja, fundadas pelo Papa ou por ele confirmadas. Monarcas e príncipes também se julgavam no direito de criá-las. Sobre as universidades medievais, é incorreto afirmar que:

a. O crescimento do número de universidades, principalmente após o século XII, esteve associado à intensificação das atividades comerciais, em especial no contexto do crescente processo de urbanização e de incremento de trocas comerciais internacionais.
b. O ambiente universitário sofria forte influência do pensamento predominante da Igreja Católica.
c. A criação das universidades teve como objetivo a educação de camponeses e servos que, anteriormente, era realizada nos feudos.
d. O ensino abordava áreas de conhecimento como a gramática, a retórica, a lógica, a aritmética, a geometria, a astronomia e a música.
e. A filosofia escolástica estudada nas universidades buscava justificar os dogmas da fé por meio de interpretações filosóficas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a incorreta: a. O crescimento do número de universidades, principalmente após o século XII, esteve associado à intensificação das atividades comerciais, em especial no contexto do crescente processo de urbanização e de incremento de trocas comerciais internacionais. Verdadeira, pois o surgimento das universidades está ligado ao aumento das atividades comerciais e urbanização. b. O ambiente universitário sofria forte influência do pensamento predominante da Igreja Católica. Verdadeira, as universidades medievais estavam, de fato, sob a influência da Igreja. c. A criação das universidades teve como objetivo a educação de camponeses e servos que, anteriormente, era realizada nos feudos. Incorreta, pois as universidades eram voltadas principalmente para a formação de uma elite intelectual e não para a educação de camponeses e servos. d. O ensino abordava áreas de conhecimento como a gramática, a retórica, a lógica, a aritmética, a geometria, a astronomia e a música. Verdadeira, essas eram áreas de estudo comuns nas universidades medievais. e. A filosofia escolástica estudada nas universidades buscava justificar os dogmas da fé por meio de interpretações filosóficas. Verdadeira, a filosofia escolástica tinha esse objetivo. Portanto, a alternativa incorreta é: c. A criação das universidades teve como objetivo a educação de camponeses e servos que, anteriormente, era realizada nos feudos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa incorreta é a letra c. A criação das universidades medievais não teve como objetivo a educação de camponeses e servos que, anteriormente, era realizada nos feudos. As universidades medievais eram frequentadas por membros da nobreza, do clero e da burguesia, que buscavam formação em áreas como direito, medicina e teologia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

2. Assinale a alternativa que identifica o período de educação a distância marcado pela troca de material impresso entre o educando e o educador por intermédio do correio tradicional, comunicação esta considerada bidirecional, assíncrona e demorada.

a. Primeira Geração.
b. Segunda Geração.
c. Terceira Geração.
d. Quarta Geração.
e. Quinta Geração.

4. (MPOG 2012, com modificações). A respeito da relação entre educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, veja as afirmativas a seguir.
I. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação apenas para que fosse possível controlar as atividades administrativas e auditar os resultados apurados na gestão das instituições educacionais; assim, elas não devem ser utilizadas com propósitos educacionais propriamente ditos.
II. É desnecessário integrar as TICs às atividades de sala de aula já que, em geral, elas são utilizadas em atividades adicionais, sem vínculo obrigatório com o currículo escolar ou compromisso com o conhecimento.
III. As TICs favorecem uma nova relação com o saber, possibilitando ultrapassar os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.
IV. As TICs privilegiam a comunicação e permitem criar diálogos entre a escola e outros espaços produtores de conhecimento, produzindo mudanças interessantes.
a. I e II.
b. II e III.
c. III e IV.
d. I e IV.
e. II e IV.

6. A respeito da EaD, considere as afirmativas a seguir.
I. A EaD torna possível conciliar os estudos com outras atividades, de forma a tornar mais flexível o escalonamento de horários.
II. Atualmente, a EaD faz uso de multiplataformas de interação.
III. O aluno da EaD, ao contrário do aluno de cursos presenciais, tem mais autonomia no planejamento e na organização de suas atividades, já que não conta com a supervisão presencial de um professor.
IV. O aluno da EaD estuda menos horas por dia comparativamente ao aluno de cursos presenciais. Esta é, aliás, uma das razões para o crescimento da oferta de cursos a distância.
a. I.
b. II e IV.
c. III.
d. III e IV.
e. IV.

7. Assinale a alternativa em que aparecem listados, em ordem cronológica (ou seja, na sequência temporal, do mais antigo ao mais recente), os três meios de comunicação mais conhecidos no ensino a distância.

a. Correspondência, internet, rádio.
b. Correspondência, televisão, internet.
c. Internet, rádio, correspondência.
d. Internet, televisão, rádio.
e. Televisão, rádio, correspondência.

9. A respeito das universidades medievais, considere as afirmativas a seguir.
I. O prestígio das universidades medievais estava relacionado à preservação e à disseminação de conhecimento.
II. A expansão do número de universidades estava relacionada à expansão de setores comerciais e urbanos, especialmente depois do século XII.
III. Nas universidades medievais, a mulher tinha um papel de destaque, já que era vista como um ser capaz de realizar encantamentos e receber favor das divindades, saberes estes tidos como legítimos àquele momento.
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão incorretas.

10. (ENADE 2015) A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos cidadãos de utilizar mídias, bibliotecas, arquivos e outros provedores de informação como ferramentas para a liberdade de expressão, o pluralismo, o diálogo e a tolerância intercultural, que contribuem para o debate democrático e a boa governança. Nos últimos anos, uma ferramenta de grande valia para o aprendizado, dentro e fora da sala de aula, têm sido os dispositivos móveis. Como principal meio de acesso à internet e, por conseguinte, às redes sociais, o telefone celular tem sido a ferramenta mais importante de utilização social das diferentes mídias, com apropriação de seu uso e significado, sendo, assim, uma das principais formas para o letramento digital da população. Esse letramento desenvolve-se em vários níveis, desde a simples utilização de um aplicativo de conversa com colegas até a utilização em transações financeiras nacionais e internacionais. WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013 (adaptado). A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação.
II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros.
a. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Uma pessoa letrada digitalmente tem capacidade para localizar, filtrar e avaliar informação disponibilizada eletronicamente e para se comunicar com outras pessoas por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação. PORQUE. II. No letramento digital, desenvolve-se a habilidade de construir sentidos a partir de textos que se conectam a outros textos, por meio de hipertextos, links e elementos imagéticos e sonoros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira.
e. As asserções I e II são falsas.

A respeito das universidades medievais, considere as afirmativas a seguir. I. O prestígio das universidades medievais estava relacionado à preservação e à disseminação de conhecimento. II. A expansão do número de universidades estava relacionada à expansão de setores comerciais e urbanos, especialmente depois do século XII. III. Nas universidades medievais, a mulher tinha um papel de destaque, já que era vista como um ser capaz de realizar encantamentos e receber favor das divindades, saberes estes tidos como legítimos àquele momento. Sobre a Idade Média e as universidades, pode-se afirmar que:
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina