Buscar

Considere o seguinte fragmento de texto: "A educação voltada aos trabalhadores objetivava a formação de mão de obra para ocupar inúmeros postos de ...

Considere o seguinte fragmento de texto: "A educação voltada aos trabalhadores objetivava a formação de mão de obra para ocupar inúmeros postos de trabalho. Portanto, era condição necessária ao atendimento do mercado, à formação de um exército de reserva com um mínimo de formação profissional. O ensino pautado em perspectivas de formação para o trabalho, potencializando a economia do país, não apresentava nenhuma linha de formação crítica. Aos alunos caberia a realização de atividades voltadas para a atuação, e não de desenvolvimento das habilidades individuais mais amplas e diversificadas, formando assim uma grande massa manipulada pelas ordens políticas e econômicas". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2017. De acordo com o texto-base A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica, sobre as repercussões do projeto de nação no âmbito da ditadura militar, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Fez uso da violência física e política, impondo um projeto econômico concentrador e espoliador da classe burguesa. II. ( ) Durante vinte anos, potencializou o abismo entre ricos e pobres e se evidenciou, a olho nu, o desenvolvimento do Brasil “gigante com pés de barro”. III.( ) Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia do capital humano, reiterando nossa vocação de cópia e mimetismo, em que substitui a Pedagogia do Oprimido pelo Movimento de Alfabetização de Adultos (MOBRAL). IV.( ) O campo da educação abarcou diversas reformas para adaptar-se ao projeto econômico respaldado no ideário neoliberal. Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Fez uso da violência física e política, impondo um projeto econômico concentrador e espoliador da classe burguesa.
II. ( ) Durante vinte anos, potencializou o abismo entre ricos e pobres e se evidenciou, a olho nu, o desenvolvimento do Brasil “gigante com pés de barro”.
III.( ) Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia do capital humano, reiterando nossa vocação de cópia e mimetismo, em que substitui a Pedagogia do Oprimido pelo Movimento de Alfabetização de Adultos (MOBRAL).
IV.( ) O campo da educação abarcou diversas reformas para adaptar-se ao projeto econômico respaldado no ideário neoliberal.
A V – F – F – F
B F – V – F – V
C F – V – V – F
D V – V – V – F
E V – F – V – V

Essa pergunta também está no material:

Apol 2 NOTA 90 - Educação Permanente
9 pág.

Educação Permanente Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: F - V - V - F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais