Buscar

Um mancal de rolamento possui 6 esferas, que se encontram a 10 cm do centro com 1 cm de diâmetro cada, que rolam sem deslizar sobre a pista de rola...

Um mancal de rolamento possui 6 esferas, que se encontram a 10 cm do centro com 1 cm de diâmetro cada, que rolam sem deslizar sobre a pista de rolamento a uma velocidade de 0,1 m/s. Desprezando o movimento das pistas de rolamento, analise as sentenças a seguir:
I- Energia cinética do sistema é a soma da energia cinética de movimento linear de cada esfera, mais a soma da energia cinética rotacional de cada.
II- O momento angular do sistema pode ser calculado apenas com o movimento linear das esferas, pois a sua rotação interna cancelará com as outras esferas.
III- A quantidade de movimento do sistema é nula.
IV- O sistema possui aceleração linear não nula, que é igual à soma das acelerações de cada esfera, ignorando suas rotações internas.
Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Dinâmica de Corpos Rígidos (EMC106)
6 pág.

Dinâmica de Corpos Rígidos EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças apresentadas, podemos afirmar que: I - Correta. A energia cinética do sistema é a soma da energia cinética de movimento linear de cada esfera, mais a soma da energia cinética rotacional de cada. II - Incorreta. O momento angular do sistema não pode ser calculado apenas com o movimento linear das esferas, pois a sua rotação interna não cancelará com as outras esferas. III - Correta. A quantidade de movimento do sistema é nula, pois o sistema está em equilíbrio. IV - Incorreta. O sistema não possui aceleração linear não nula, pois está em equilíbrio. Portanto, a alternativa correta é a letra B: As sentenças II e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais