Buscar

As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da antropologia social, disciplina essa que compõem com a sociologia e a ciência polí...

As diferenças culturais têm sido o principal objeto de estudo da antropologia social, disciplina essa que compõem com a sociologia e a ciência política as chamadas ciências sociais. Não obstante, a palavra cultura tem sido alvo de constantes modificações, implicando no estudo sobre o processo de desenvolvimento das mais distintas sociedades. Sobre essa questão, é correto afirmar que:
a. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista.
b. Segundo Edward Tylor, para se poder comparar o nível de desenvolvimento das sociedades é imprescindível o uso da pesquisa de campo, também conhecida como etnografia ou observação participante, conforme mostrou em seu livro intitulado “Os argonautas do pacífico ocidental”.
c. A corrente evolucionista da antropologia inaugurada por Edward Tylor presumia uma crítica veemente à possibilidade de comparação de diferentes sociedades a partir de uma escala unilinear, conforme sustentava Clifford Geertz ao propor sua antropologia estruturalista.
d. A principal corrente da antropologia no século XXI e que nasce no século XIX é o evolucionismo, corrente esta que trouxe o principal método para esse campo do conhecimento, com a elaboração da chamada de etnografia..
e. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Essa pergunta também está no material:

ESTUDO SOCIOANTRO AOP01
4 pág.

Socioantropologia Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e. No final do século XVIII e no princípio do XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocábulo inglês, em que Culture passa a ser “este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais