Buscar

Inácio Correia foi diagnosticado com uma doença raríssima, cujo tratamento experimental custa mais de R$ 150.000,00 por mês. O remédio receitado po...

Inácio Correia foi diagnosticado com uma doença raríssima, cujo tratamento experimental custa mais de R$ 150.000,00 por mês. O remédio receitado por seu médico não está na lista do Sistema Único de Saúde e não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Inácio procura seu advogado para aconselhamento jurídico. Considerando essa situação hipotética assinale a alternativa correta:

Segundo o posicionamento do Supremo Tribunal Federal Inácio deve comprovar a sua incapacidade financeira para pleitear contra o Estado o fornecimento do medicamento.
O Estado pode invocar o princípio da reserva do possível para se negar ao fornecimento do medicamento pretendido por Inácio Correia.
No caso em tela o Estado não poderá ser obrigado a fornecer o medicamento pleiteado por Inácio, por se tratar de medicamento em fase experimental.
Não havendo a demonstração da eficácia do remédio receitado é necessário, segundo a jurisprudência dos tribunais superiores, a demonstração de que os remédios fornecidos pelo SUS não cheguem ao mesmo resultado.
É possível que a ação seja proposta em face da União, do Estado e do Município onde Inácio Correia reside, ainda que ao juiz seja necessário indicar o ente responsável pelo cumprimento da obrigação.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE AVALIATIVA - ORDEM SOCIAL, ECONÔMICA, FINANCEIRA E TRIBUTÁRIA DIREITO CONSTITUCIONAL III
12 pág.

Direito Constitucional III Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a situação hipotética apresentada, a alternativa correta é: O Estado pode invocar o princípio da reserva do possível para se negar ao fornecimento do medicamento pretendido por Inácio Correia. O princípio da reserva do possível é uma tese jurídica que permite ao Estado alegar falta de recursos financeiros para não cumprir determinadas obrigações. No caso em questão, o Estado pode alegar que não possui recursos suficientes para fornecer o medicamento experimental a Inácio Correia. No entanto, é importante ressaltar que essa tese não pode ser utilizada de forma abusiva, devendo ser analisada caso a caso.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais