Buscar

Segundo Crespo (2002), a Estatística, desde a antiguidade, é utilizada por diversos povos, em diversas épocas, como ferramenta para levantamento de...

Segundo Crespo (2002), a Estatística, desde a antiguidade, é utilizada por diversos povos, em diversas épocas, como ferramenta para levantamento de informações, porém somente no século XVI que “começaram a surgir as primeiras análises sistemáticas de fatos sociais, como batizado, casamento, funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas e os primeiros números relativos” (CRESPO, 2002, p. 11). Diante o contexto histórico elucidado é possível afirmar que:
A partir deste contexto ocorre uma estagnação do desenvolvimento da Estatística como ciência, pois atua como mera ferramenta matemática.
A Estatística evoluiu para apresentar respostas admitidas aos possíveis objetos de pesquisas, partindo da observação do todo para conjuntos cada vez menores.
Deste momento em diante a Estatística passa a apontar reflexões históricas acerca dos dados sociais, a fim de permitir somente o registro de dados em tabelas.
A partir desse momento que a Estatística evolui, passando a apresentar possíveis respostas ao objeto de pesquisa, partindo da parte observada para a totalidade do conjunto.
Deste período em diante a Estatística deixa de evoluir e passa a apresentar reflexões históricas e sociais que lhe permite atingir o status de ciência, pois observa a totalidade por meio da parcialidade.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 2 - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA
7 pág.

Estatística I Centro Universitário de MaringáCentro Universitário de Maringá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A partir desse momento que a Estatística evolui, passando a apresentar possíveis respostas ao objeto de pesquisa, partindo da parte observada para a totalidade do conjunto."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais