Buscar

A compreensão do significado do estado de equilíbrio vai além do equilíbrio químico. Ainda que o termo potencial químico nos remeta, inicialmente, ...

A compreensão do significado do estado de equilíbrio vai além do equilíbrio químico. Ainda que o termo potencial químico nos remeta, inicialmente, ao mundo da química, a abrangência deste conceito incide em todos os processos e transformações, inclusive físicos e biológicos.

Nesse contexto, considere um líquido puro em equilíbrio com a sua fase de vapor. O desafio é demonstrar:

a) Que à temperatura constante e pressão de 1 atm esse equilíbrio responde a uma igualdade entre os potenciais químicos da fase líquida e de vapor.

b) Que um deslocamento infinitesimal do equilíbrio entre as fases não altera a variação da função de Gibbs (dG) do sistema que as contém.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O estado de equilíbrio é um conceito que vai além da química, pois se aplica a todos os processos e transformações, inclusive físicos e biológicos. No caso de um líquido puro em equilíbrio com sua fase de vapor, é possível demonstrar que, à temperatura constante e pressão de 1 atm, esse equilíbrio responde a uma igualdade entre os potenciais químicos da fase líquida e de vapor. Além disso, um deslocamento infinitesimal do equilíbrio entre as fases não altera a variação da função de Gibbs (dG) do sistema que as contém.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais