Buscar

Sensações somáticas são originadas pela estimulação de receptores sensoriais situados na pele ou na camada subcutânea; nas membranas mucosas da boc...

Sensações somáticas são originadas pela estimulação de receptores sensoriais situados na pele ou na camada subcutânea; nas membranas mucosas da boca, vagina e do ânus; nos músculos, tendões e articulações; e no ouvido interno. As sensações somáticas englobam quatro modalidades: tátil, térmica, dolorosa e proprioceptiva. Com base nas sensações somáticas, analise as afirmações abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I – Estímulos intensos como térmicos, mecânicos ou químicos podem ativar nociceptores encontrados em todos os tecidos do corpo, exceto no encéfalo.
II – Termorreceptoras são terminações nervosas livres localizadas na superfície da pele capazes de perceber apenas as sensações térmicas de calor.
III – As sensações proprioceptivas informam ao corpo sobre o grau de contração muscular, a quantidade de tensão presente nos tendões, sobre a posição das articulações e sobre a orientação da cabeça em relação ao solo e durante o movimento.
a) Afirmação I está correta.
b) Afirmação II está correta.
c) Afirmação III está correta.
d) Afirmações I e II estão corretas.
e) Afirmações I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Primeira prova neuroanatomia
4 pág.

Neuroanatomia Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) Afirmações I e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais