Logo Passei Direto
Buscar
Conhecer o funcionamento normal do sistema respiratório é importante para a identificação das manifestações anormais e implementação do cuidado de enfermagem adequado a cada situação. Na função respiratória normal, segundo Craven e Hirnle (2006),

A) o oxigênio e o dióxido de carbono movem-se entre os alvéolos e o sangue por osmose, processo em que as moléculas se movimentam de uma área de maior pressão ou concentração para uma área de menor pressão ou concentração.
B) a defesa mais importante é a tosse forte e efetiva, uma vez que ela depura as vias aéreas inferiores, prevenido a formação de tampões, e mantém os pulmões sem infecção.
C) o processo de ventilação é regulado através das vias neurais, onde os neurônios localizados no córtex motor geram impulsos regulares que são transmitidos até os músculos respiratórios fazendo com que eles se contraiam e relaxem.
D) os pneumócitos tipo I, que são células removedoras de detritos, localizadas em nível alveolar, ajudam a diminuir o risco de infecção quando o indivíduo ingere bactérias e qualquer partícula que possa ter passado pelo revestimento mucoso
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a função respiratória normal: A) O oxigênio e o dióxido de carbono movem-se entre os alvéolos e o sangue por osmose. - Esta afirmação está incorreta, pois a troca gasosa ocorre por difusão, não por osmose. B) A defesa mais importante é a tosse forte e efetiva, uma vez que ela depura as vias aéreas inferiores, prevenindo a formação de tampões, e mantém os pulmões sem infecção. - Embora a tosse seja uma defesa importante, não é a única e nem a mais importante em todos os contextos. C) O processo de ventilação é regulado através das vias neurais, onde os neurônios localizados no córtex motor geram impulsos regulares que são transmitidos até os músculos respiratórios fazendo com que eles se contraiam e relaxem. - Esta afirmação está correta, pois a ventilação é realmente controlada por centros respiratórios no cérebro. D) Os pneumócitos tipo I, que são células removedoras de detritos, localizadas em nível alveolar, ajudam a diminuir o risco de infecção quando o indivíduo ingere bactérias e qualquer partícula que possa ter passado pelo revestimento mucoso. - Esta afirmação é incorreta, pois os pneumócitos tipo I são responsáveis pela troca gasosa, enquanto os pneumócitos tipo II produzem surfactante e têm um papel na defesa. Portanto, a alternativa correta é: C) o processo de ventilação é regulado através das vias neurais, onde os neurônios localizados no córtex motor geram impulsos regulares que são transmitidos até os músculos respiratórios fazendo com que eles se contraiam e relaxem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra A) o oxigênio e o dióxido de carbono movem-se entre os alvéolos e o sangue por osmose, processo em que as moléculas se movimentam de uma área de maior pressão ou concentração para uma área de menor pressão ou concentração. Isso é fundamental para a compreensão do funcionamento normal do sistema respiratório.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As alterações fisiológicas em grandes altitudes só ocorrem após uma permanência de pelo menos 3 semanas. Qual alternativa inclui as reações imediatas e as que ocorrem a longo prazo?
Imediatas: aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
a) Imediatas: aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A longo prazo: diminui o número de hemácias
b) Imediatas: diminuem a freqüência respiratória e os batimentos cardíacos; aumenta a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
c) Imediatas: aumentam a freqüência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: diminui o número de hemácias
d) Imediatas: aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
e) Imediatas: aumentam a freqüência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias

O deslocamento de um atleta para locais de grande altitude pode acarretar-lhe algumas alterações no organismo. A curto prazo, provoca modificações da atividade respiratória e, a longo prazo, produz alterações sangüíneas. Assim, este indivíduo apresenta:

a) hiperventilação e diminuição do número de hemácias
b) hiperventilação e aumento do número de hemácias
c) hipoventilação e diminuição do número de hemácias
d) hipoventilação e aumento do número de hemácias
e) isoventilação e manutenção do número de hemácias

Considere as seguintes estruturas

a) 1a; 2c; 3b; 4d
b) 1a; 2c; 3d; 4b
c) 1b; 2a; 3d; 4c
d) 1b; 2d; 3c; 4a
e) 1c; 2d; 3a; 4b

De acordo com a fisiologia respiratória, NÃO é correto o que se afirma em:
As desigualdades fisiológicas de ventilação e perfusão presentes nos pulmões são decorrentes das variações de pressão pleural, pressão hidrostática e ação da gravidade, de acordo com as posições corporais adotadas.
Em situações de shunt pulmonar aumentado, ocorrerá uma vasoconstrição hipóxica local, como mecanismo de defesa, ocorrendo um desvio da perfusão para áreas melhor ventiladas.
O centro respiratório bulbar controla a ventilação pela modulação do estímulo respiratório através dos quimiorreceptores centrais, de acordo com os níveis de PaCO2.
Para uma ventilação alveolar (VA) mais efetiva, necessita-se de uma FR maior, pois, assim, maior será o volume minuto e, consequentemente, maior será a eliminação de CO2.
(A) As desigualdades fisiológicas de ventilação e perfusão presentes nos pulmões são decorrentes das variações de pressão pleural, pressão hidrostática e ação da gravidade, de acordo com as posições corporais adotadas.
(B) Em situações de shunt pulmonar aumentado, ocorrerá uma vasoconstrição hipóxica local, como mecanismo de defesa, ocorrendo um desvio da perfusão para áreas melhor ventiladas.
(C) O centro respiratório bulbar controla a ventilação pela modulação do estímulo respiratório através dos quimiorreceptores centrais, de acordo com os níveis de PaCO2.
(D) Para uma ventilação alveolar (VA) mais efetiva, necessita-se de uma FR maior, pois, assim, maior será o volume minuto e, consequentemente, maior será a eliminação de CO2.

Interprete a seguinte gasometria: PH: 7,23; PaO2:78; PaCO2:48; HCO3: 20; BE: -6. Sobre a gasometria acima, é CORRETO afirmar que se trata de:
A) Acidose mista e hipoxemia leve.
B) Acidose respiratória compensada com hipoxemia leve.
C) Acidose respiratória não compensada.
D) Alcalose metabólica não compensada e hipoxemia.

AVTR, 19 anos, vítima de afogamento na praia de Boa Viagem, zona sul do Recife, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, sendo realizado respiração artificial (boca a boca) no local, sendo encaminhada posteriormente para uma UPA, onde chegou consciente e reagindo aos estímulos. Sabendo que na expiração, eliminamos mais CO2 do que O2, qual a melhor justificativa para o sucesso no procedimento realizado:

a) O CO2 oferecido à vítima é convertido em ácido carbônico na corrente sanguínea, dissociando-se e liberando prótons de hidrogênio que migram para o LCR, os quais ativam quimiorreceptores centrais localizados na porção ventral do bulbo, resultando em maior esforço respiratório.
b) O CO2 ofertado ativa quimiorreceptores periféricos que aumentam o esforço respiratório.
c) O CO2 ofertado aumenta a pressão parcial sanguínea desse gás que é capaz de migrar para o LCR. Lá, é convertido a ácido carbônico que ao se dissociar libera prótons de hidrogênio que ativam quimiorreceptores centrais, resultando em maior esforço respiratório.
d) O CO2 ofertado provoca alcalose sanguínea que ativa receptores sensíveis ao pH no córtex cerebral, ativando o sistema límbico que promove aumento da frequência respiratória.

Dentre os efeitos do exercício físico, NÃO auxilia na higiene brônquica o aumento da indução de tosse.
A) da indução de tosse.
B) do fluxo expiratório.
C) da frequência cardíaca.
D) dos batimentos ciliares.
A) da indução de tosse.
B) do fluxo expiratório.
C) da frequência cardíaca.
D) dos batimentos ciliares.

Mais conteúdos dessa disciplina