Buscar

A utilização de falácias na comunicação é uma prática recorrente e pode comprometer a eficácia e a veracidade dos argumentos apresentados. Nessa ár...

A utilização de falácias na comunicação é uma prática recorrente e pode comprometer a eficácia e a veracidade dos argumentos apresentados. Nessa área, é fundamental compreender e identificar as falácias comuns para garantir uma comunicação ética e responsável. 

Analise as afirmativas a respeito da identificação e análise de falácias comuns na comunicação:

I. A falácia da generalização apressada consiste em tirar uma conclusão ampla e generalizada com base em poucas evidências ou casos isolados, podendo distorcer a realidade e levar a conclusões equivocadas.

II. A falácia ad hominem ocorre quando se ataca a pessoa que apresenta um argumento em vez de abordar o próprio argumento, desviando a atenção do argumento principal e descredibilizando a pessoa em questão.

III. A falácia da falsa dicotomia é a prática de apresentar uma situação como se houvesse apenas duas opções possíveis, ignorando outras possibilidades, o que pode restringir o debate e levar a soluções simplistas e binárias.

IV. A falácia do apelo à razão busca influenciar o público por meio de emoções intensas, em vez de fundamentar os argumentos em evidências sólidas, manipulando as emoções do público e distorcendo a tomada de decisão racional.

V. A identificação e análise de falácias são irrelevantes na comunicação institucional, pois não afetam a construção de relacionamentos de confiança com o público.

Está correto o que se afirma em:


a.

I, II, III e IV, apenas.

b.

I, II e III, apenas.

c.

I, apenas.

d.

II, III e V, apenas.

e.

II e IV, apenas.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais