Buscar

Mônica estava grávida e decidiu contratar os serviços de uma empresa de coleta e armazenamento de células-tronco do cordão umbilical. Assim, foi as...

Mônica estava grávida e decidiu contratar os serviços de uma empresa de coleta e armazenamento de células-tronco do cordão umbilical. Assim, foi assinado um contrato e a empresa se comprometeu a enviar uma enfermeira no dia do parto para recolher o cordão umbilical a fim de coletar a armazenar as células-tronco. Ocorre que, no dia do nascimento, a enfermeira da empresa não compareceu e a coleta do cordão umbilical não foi possível. Sobre a situação hipotética acima, responda:
A) O recém-nascido terá direito de ser indenizado pela falha da empresa? Fundamente.
B) Se uma pessoa recebe o diagnóstico de uma doença errado, e por isso deixa de receber o tratamento adequado, a solução seria idêntica? Fundamente.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios 2 Responsabilidade Civil
3 pág.

Responsabilidade Civil Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Sim, o recém-nascido terá direito de ser indenizado pela falha da empresa. Isso se deve ao fato de que houve um contrato firmado entre Mônica e a empresa para a coleta e armazenamento das células-tronco do cordão umbilical, e a empresa não cumpriu com sua parte no acordo, causando prejuízo e impossibilitando a realização do procedimento. Dessa forma, a empresa pode ser responsabilizada pelos danos causados. B) No caso do diagnóstico errado de uma doença, a situação seria diferente. Se uma pessoa recebe um diagnóstico errado e, como resultado, deixa de receber o tratamento adequado, também pode haver a possibilidade de buscar indenização. Isso ocorre porque o erro no diagnóstico pode causar danos à saúde e bem-estar do paciente, e a negligência médica pode ser passível de responsabilização. Em ambos os casos, a responsabilidade civil pode ser aplicada, e a busca por indenização pode ser uma medida cabível, dependendo das circunstâncias específicas de cada situação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais