Buscar

Diante da relação do lúdico, da psicomotricidade de das danças populares, assinale a alternativa correta. As danças populares estão ligadas aos co...

Diante da relação do lúdico, da psicomotricidade de das danças populares, assinale a alternativa correta.

As danças populares estão ligadas aos contexto não escolar, como mostrado na excerto acima. São manifestações de grupos sociais e que normalmente não são institucionalizados, por isso é possível afirmar que a sua não sistematização dificulta a implementação dessa atividade no contexto escola, sendo melhor aproveitada em ambientes de educação não formal.
As danças em roda, em especial a ciranda, estão intimamente relacionadas com atividades infantis no Brasil, apesar de ser uma atividade indicada para todas as idades. No contexto escolar as rodas são usadas principalmente em dois contexto: 1) para a organização e disciplinarização das crianças que são observadas quando em roda e 2) nas atividades de lazer do recreio.
No contexto escolar é fundamental o uso de recursos lúdicos para o trabalho com as crianças. A brincadeira não é somente uma forma de diversão e lazer, mas é de fato o meio pelo qual a criança desenvolve suas capacidades motoras e afetivas. As danças populares tem o lúdico em sua essência, bem como promove o desenvolvimento motor completo do indivíduo, podendo ser uma ferramenta poderosa dentro da escola.
De acordo com a leitura do excerto acima, é possível dizer que as danças populares podem ser instrumentos muito importante na melhora da condição de saúde do idoso, colocando ele em movimento a partir de de estímulos lúdicos. Mas o mesmo não se aplica a outros grupos etários, uma vez que as manifestações populares estão mais ligadas a tradição e dialoga com as pessoas mais velhas
Algumas danças populares são melhores aplicáveis a certos grupos sociais e etários. Como é possível observar no excerto acima, o samba de roda é uma prática ideal para grupos de idosos, em contrapartida outra dança circular, a ciranda, é exclusiva para atividades infantis. A dança popular também pode estar vinculada a outros fatores como gênero, grupo sócio econômico e raça.

Essa pergunta também está no material:

Colaborar - Av2 - Corpo e Movimento
4 pág.

Corpo e Movimento AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Diante da relação do lúdico, da psicomotricidade e das danças populares, a alternativa correta é: D) As danças populares podem ser instrumentos muito importantes na melhora da condição de saúde do idoso, colocando-o em movimento a partir de estímulos lúdicos. Mas o mesmo se aplica a outros grupos etários, uma vez que as manifestações populares estão mais ligadas à tradição e dialogam com pessoas de todas as idades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais