Buscar

16. Leia o fragmento da Carta, de Caminha. A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados ... ali encaixado de tal sorte que não os molesta...

16. Leia o fragmento da Carta, de Caminha.

A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados ... ali encaixado de tal sorte que não os molesta, nem os estorva no falar, no comer ou no beber.

Explique por que, no trecho acima, manifesta-se a função cognitiva da Literatura.

17. “A literatura assume muitos saberes. Num romance como Robinson Crusoé, há um saber histórico, geográfico, social (colonial), técnico, botânico, antropológico (Robinson passa da natureza à cultura). Se, por não sei que excesso de socialismo ou de barbárie, todas as nossas disciplinas devessem ser expulsas do ensino, exceto uma, é a disciplina literária que deveria ser salva, pois todas as ciências estão presentes no monumento literário.” Fragmento do texto Aula de Roland Barthes.

Relacione o fragmento do escritor Roland Barthes com a função cognitiva da literatura.

18. Todo e qualquer texto literário presta-se à exposição de determinado saber. Comprove ou refute essa afirmação, justificando sua resposta.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais