Buscar

De acordo com Snustad e Simmons (2017), as células podem se dividir até originarem populações denominadas clones. Com exceção dos erros, todas as c...

De acordo com Snustad e Simmons (2017), as células podem se dividir até originarem populações denominadas clones. Com exceção dos erros, todas as células de um clone são geneticamente idênticas. A divisão celular é característica dos organismos pluricelulares e, também, é a base da reprodução. Quando as células se dividem, o conteúdo da célula-mãe é dividido entre as células-filhas. O cromossomo da célula-mãe é duplicado antes da divisão e cada cópia é distribuída entre as células resultantes.
Assim, as células deixam descendentes, mas, para este processo, são necessários mecanismos de controle. Desta forma, os trechos “A” e “B” a seguir descrevem alguns desses mecanismos de regulação do ciclo de replicação celular.
Trecho A
Há associação entre moléculas de ciclinas e cinases dependentes de ciclina, sendo que as cinases fosforilam a proteína pRB que regula a divisão celular, liberando fator de transcrição de genes da replicação do DNA.
Trecho B
A proteína P53 age no ciclo de replicação das células, promovendo “paradas” que permitem que o DNA seja reparado em caso de danos.
Sendo assim, podemos depreender que os intervalos da divisão celular são descritos entre:
a. G1 e G2 no trecho A e somente entre G2 – M no trecho B.
b. G2 e S no trecho A e somente entre G2 – M no trecho B.
c. G1 e S no trecho A e G1 - S e G2 – M no trecho B.
d. G1 - S e G2 – M no trecho A e G1 e S no trecho B.
e. G2 e M nos dois trechos.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 4 (A4)
10 pág.

Processos Biológicos FMU COMPLEXO EDUCACIONALFMU COMPLEXO EDUCACIONAL

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "c. G1 e S no trecho A e G1 - S e G2 – M no trecho B." Isso porque o trecho A descreve a associação entre moléculas de ciclinas e cinases dependentes de ciclina, que ocorre entre as fases G1 e S, enquanto o trecho B descreve a ação da proteína P53, que atua no ciclo de replicação das células, promovendo "paradas" que permitem que o DNA seja reparado em caso de danos, ocorrendo entre as fases G1 - S e G2 – M.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais