Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o princípio de legalidade tributária, leia e análise as afirmativas abaixo:

I - É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributos sem lei que o estabeleça;

II - É vedado aos estados e municípios criar ou aumentar impostos sem a aprovação em lei. Essa discricionariedade é permitida somente à União.

III - Qualquer nível de governo pode criar impostos, ou ampliar as taxas dos tributos já existentes, sem a necessidade de aprovação em lei.

Escolha, em seguida, a alternativa correta sobre o conteúdo que elas apresentam:

A Apenas a afirmativa II está correta;
B Apenas a afirmativa I está correta;
C Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
D Apenas as afirmativas I e III estão corretas;
E Apenas as afirmativas II e III estão corretas
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributos sem lei que o estabeleça. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e reflete o princípio da legalidade tributária, que exige que a criação ou aumento de tributos seja feito por meio de lei. II - É vedado aos estados e municípios criar ou aumentar impostos sem a aprovação em lei. Essa discricionariedade é permitida somente à União. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois todos os entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) precisam de lei para criar ou aumentar tributos, não apenas a União. III - Qualquer nível de governo pode criar impostos, ou ampliar as taxas dos tributos já existentes, sem a necessidade de aprovação em lei. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois contraria o princípio da legalidade tributária, que exige a criação ou aumento de tributos por meio de lei. Com base nas análises, apenas a afirmativa I está correta. Portanto, a alternativa correta é: B Apenas a afirmativa I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas: I - É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributos sem lei que o estabeleça; - Correta II - É vedado aos estados e municípios criar ou aumentar impostos sem a aprovação em lei. Essa discricionariedade é permitida somente à União. - Incorreta III - Qualquer nível de governo pode criar impostos, ou ampliar as taxas dos tributos já existentes, sem a necessidade de aprovação em lei. - Incorreta Portanto, a alternativa correta é: B) Apenas a afirmativa I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais é competência:
Da União.
a) Da sociedade.
b) Dos Municípios.
c) Apenas dos Estados.
d) Da União.
e) Do Distrito Federal.

As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios pertencem:

A À União.
B Aos Municípios.
C Aos Estados.
D Ao Distrito Federal.
E À Sociedade.

A Constituição de 1988 protege como princípios basilares do Estado Democrático de Direito a moralidade e a probidade administrativa. 1 Prevê, nesse sentido, punição severa aos agentes públicos que atuem de forma desonesta e desleal no exercício das suas funções, com potencial prejuízo à Administração Pública, podendo resultar na suspensão dos seus direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos seus bens e na sua condenação ao ressarcimento do erário.

Assinale, a seguir, a alternativa que se refere a um princípio da administração pública:

A Solução pacífica dos conflitos
B Dignidade da pessoa humana
C Igualdade entre Estados
D Cidadania
E Impessoalidade

Mais conteúdos dessa disciplina